Desvendando as Modalidades de Pós-Graduação: Pós-Lato Sensu, Stricto Sensu e MBA

A jornada acadêmica é uma constante busca por conhecimento e aprimoramento profissional. Na faculdade, frequentemente nos deparamos com termos como pós-lato sensu, stricto sensu e MBA, mas o que exatamente eles significam? Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre essas modalidades de pós-graduação para ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre o seu futuro acadêmico e profissional.

Pós-Lato Sensu: A Especialização

O termo “lato sensu” é de origem latina e significa “em sentido amplo”. Portanto, a pós-graduação lato sensu é aquela que aborda um campo do conhecimento de forma mais ampla, buscando especializar o estudante em uma área específica. Ela é voltada principalmente para a aplicação prática do conhecimento no mercado de trabalho.

Características Principais:

Duração: Geralmente, a pós-lato sensu tem uma duração mais curta em comparação com o stricto sensu, variando de 6 meses a 2 anos.
Foco: É altamente voltada para o mercado de trabalho e aprofundamento em uma área específica, como um MBA em Gestão Empresarial ou uma especialização em Direitos Humanos.

TCC (Trabalho de Conclusão de Curso): Embora alguns programas exijam um TCC, ele é menos rigoroso do que nas modalidades stricto sensu.

Stricto Sensu: A Pesquisa Científica
O termo “stricto sensu” também é de origem latina e significa “em sentido estrito”. A pós-graduação stricto sensu é mais voltada para a pesquisa acadêmica e a produção de conhecimento de forma aprofundada. Ela se divide em duas principais modalidades: mestrado e doutorado.

Características Principais:

Duração: Geralmente, é mais longa que a pós-lato sensu, podendo variar de 2 a 5 anos (mestrado) ou mais (doutorado).
Foco: A ênfase está na pesquisa acadêmica, na produção de conhecimento original e na formação de pesquisadores.
TCC (Trabalho de Conclusão de Curso): Os programas stricto sensu exigem uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado como trabalho de conclusão.

MBA (Master of Business Administration): A Gestão Empresarial
O MBA é uma modalidade de pós-graduação que se destaca dentro do contexto do lato sensu. Ele é voltado especificamente para profissionais que desejam se aprimorar na área de gestão e negócios.

Características Principais:

Duração: A duração varia, mas geralmente é de 1 a 2 anos.
Foco: Concentra-se na formação de gestores e executivos, oferecendo conhecimentos práticos para a tomada de decisões estratégicas nas organizações.
Público-Alvo: Destina-se a profissionais com experiência prévia no mercado de trabalho, geralmente exigindo um mínimo de anos de experiência para ingressar.

Conclusão: Escolhendo a Melhor Modalidade para Você. A escolha entre pós-lato sensu, stricto sensu e MBA depende de seus objetivos pessoais e profissionais. Se você busca uma especialização prática em um campo específico, a pós-lato sensu é ideal. Para quem deseja se tornar um pesquisador e contribuir para o conhecimento acadêmico, o stricto sensu é a opção. Já o MBA é indicado para aqueles que buscam ascender em suas carreiras na área de gestão e negócios.

Lembre-se de que a educação é uma jornada contínua, e a escolha da pós-graduação certa pode ser um passo fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional. Avalie cuidadosamente suas metas e interesses antes de tomar essa importante decisão.

Quer saber mais? Entre em contato conosco (11) 94709 2594