FAEP promove a Semana da Diversidade e Inclusão nos dias 15 a 18 de abril

Série de palestras presenciais, com transmissão on-line, proporcionou um momento de reflexão e troca de experiências para uma sociedade mais justa e inclusiva

Conceito que permeia todas as esferas da sociedade moderna, a inclusão trata-se não apenas de um princípio ético, mas também de um direito humano básico, que reconhece e valoriza a diversidade de experiências, perspectivas e identidades. Dentro desse contexto, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), situada na Zona Noroeste de São Paulo, promoveu a Semana da Diversidade e Inclusão nos dias 15 a 18 de abril, a partir das 19h. O evento contou com uma série de palestras que abordaram diversas questões para a formação de uma sociedade mais inclusiva.

Realizado na instituição de ensino para os estudantes, o evento também foi transmitido pelo Canal da FAEP no YouTube para que todos os demais interessados pudessem assistir e se inteirar a respeito de tais questões.

Para Juliana Chagas, diretora acadêmica da FAEP, por meio da Semana de Diversidade e Inclusão, a instituição visa criar um espaço de reflexão, diálogo, troca de experiências e aprendizado sobre esses temas fundamentais. “Nosso objetivo é incentivar os alunos e demais interessados a se tornarem agentes de mudanças em suas comunidades, diante do triste cenário de preconceito e exclusão sob diversos aspectos que ainda se destaca em nossa sociedade”.

A programação teve início no dia 15 de abril com a palestra “Inclusão: Que Papo é Esse?”, proporcionando um momento para os participantes entenderem melhor o significado da inclusão e sua aplicação na sociedade contemporânea, envolvendo questões legais e políticas públicas.

Já no dia 16 de abril, foi analisada a inclusão na perspectiva social, considerando não apenas os aspectos individuais, mas também os fatores sociais, culturais e econômicos que influenciam a forma como as pessoas são incluídas ou excluídas.

No dia 17 de abril, a discussão se voltou para o tema “Letras e Cores: Desmistificando o Alfabeto LGBTQIA+”. Ao desmistificar o alfabeto LGBTQIA+, os palestrantes buscaram promover a aceitação, o respeito e a inclusão de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Para encerrar, no dia 18 de abril, a palestra abordou a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, acompanhada de uma oficina “Celebrando a diversidade e promovendo a inclusão”.

“Esperamos que este evento tenha inspirado reflexões profundas e ações concretas para promover a diversidade e a inclusão em nossas comunidades e instituições de ensino. Juntos, podemos criar um ambiente onde cada indivíduo se sinta valorizado e respeitado em sua plena essência”, conclui Juliana.

Por Mariana Mascarenhas – Jornalista

Matéria publicada em 22 de abril de 2024