O Projeto Trilhas do Futuro é uma iniciativa do Governo do Estado de Minas

Iniciativa acontece por meio do projeto Trilhas do Futuro, desenvolvido pelo governo de MG, e que consiste em investir na qualificação de servidores públicos do estado

Por Mariana Mascarenhas

Assessora de Imprensa

Com o objetivo de proporcionar oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional para os servidores da educação do Estado de Minas Gerais, o governo de MG desenvolveu em 2022 o Trilhas do Futuro. A iniciativa consiste em ofertar aos contemplados, gratuitamente, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), na modalidade EaD, e vagas em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), nas modalidades presencial e semipresencial, por meio do Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação. Neste ano de 2023, o projeto já está em sua 2ª edição, com inscrições prorrogadas até 04 de julho.

Ciente da importância de investimentos educacionais como esse, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), situada em São Paulo, é uma das instituições credenciadas para o Trilhas do Futuro. A faculdade está oferecendo vagas para seus cursos de aperfeiçoamento, envolvendo áreas como: recursos humanos, direito, empreendedorismo social, educação escolar indígena, metodologias de ensino e muito mais.

De acordo com Claudinei Aparecido da Costa, diretor geral da FAEP, é uma honra participar dessa iniciativa e contribuir com a qualificação dos servidores de Minas Gerais. “Em 2022, a instituição também foi credenciada para o projeto e teve 572 servidores públicos matriculados em seus cursos de pós-graduação na modalidade a distância.”

O diretor considera esse resultado gratificante, considerando o número elevado de faculdades credenciadas para a iniciativa. “Ao se inscrever, o servidor seleciona a oportunidade desejada no site da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Sendo assim, consideramos que tivemos uma ótima procura na 1ª edição e esperamos ter resultado semelhante ou superior nesta 2ª edição.”

A professora de Educação Básica (PEB – Física) da Escola Estadual Tiradentes, situada em Lavras (MG), Reisilane Maria Alves de Souza, é um exemplo de aluna que escolheu a FAEP para estudar, por meio do Trilhas do Futuro. Ela afirma que selecionou a FAEP para cursar uma pós-graduação em Mídias, Tecnologia e Comunicação para o Ensino Básico, por ser uma área de seu interesse e a proposta do curso permitir que ela concilie o tempo de estudo com outras atividades.

“Fiquei muito satisfeita com o curso, pois me ajudou na área em que estou trabalhando (Tecnologia e Inovação) e enriqueceu meus conhecimentos. Todo o contexto, material, plataforma de estudo e professores foram muito acessíveis e profissionais”, conclui a educadora.

Já o servidor público da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana (SRE METROPOLITANA C) da SEE/MG, Emerson Flavio Silva, que também escolheu a FAEP pelo projeto, quis aproveitar a oportunidade de estudar em São Paulo e, assim, ficar mais perto de seu filho, que reside na capital paulista.

Emerson se matriculou para uma pós-graduação lato senso em Direito Administrativo e Gestão Orçamentária e Financeira no setor Público e afirma ter vivido uma experiência incrível. “Esse curso me ajudou a ter mais coragem de cumprir e fazer cumprir a lei”, conta o servidor, que já pretende se inscrever para a 2ª edição do Trilhas do Futuro.

Para se inscrever no projeto Trilhas do Futuro, basta acessar o link: https://bit.ly/Trilhas-FAEP

Já para conhecer todos os cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela FAEP, por meio do projeto, acesse: https://faculdadespaulistanas.edu.br/cursos-projeto-trilhas-faep/