Alunos da FAEP são selecionados para participar de Congresso Nacional de Iniciação Científica, a convite da SEMESP

A pesquisa científica é um pilar fundamental da educação superior e desempenha um papel vital na formação dos alunos universitários. Ela é essencial para o desenvolvimento de habilidades críticas, aprofundamento do conhecimento e contribuição para o avanço da sociedade.

Neste cenário, a FAEP tem desempenhado um papel essencial, incentivando e orientando seus alunos na condução de pesquisas. Um dos exemplos é a construção de um programa de Iniciação Científica, que começou na instituição, no ano de 2022, por iniciativa da Profa. Dra. Rosângela Aparecida dos Reis Machado, coordenadora do curso de Pedagogia e das Licenciaturas em Geral da FAEP. O projeto também teve a colaboração de outros educadores da FAEP: Ana Gentil, professora de Pedagogia, Robson Vasconcelos Garcia, coordenador do curso de Serviço Social, Adilson do Nascimento Ferreira, coordenador dos cursos de Administração e Tecnólogos de Gestão, e Rui Caetano Vasconcelos da Silva, coordenador do curso de Teologia.

De acordo com Ana Gentil, professora de Pedagogia da FAEP, as linhas de pesquisa iniciais foram moldadas com base em demandas identificadas em um amplo diálogo com diversos atores da ação educativa da faculdade. Entre as áreas de pesquisa, destacam-se “Inovação e Educação”, “Inovação e Empreendedorismo”, “Movimentos Sociais e Políticas Sociais” e “Religião, Gênero e Cultura”.

O programa se destacou ainda mais ao escolher o feminismo como tema transversal para todas as pesquisas. “Para apoiar os alunos participantes, o grupo de professores compartilhou uma seleção de livros relacionados ao feminismo, incluindo obras como Feminismos: ações e histórias de mulheres de Maria Amélia de Almeida Teles e A criação do patriarcado: história de opressão das mulheres pelos homens de Gerda Lerner”, afirma Ana Gentil.

No início deste ano de 2023, o Programa de Iniciação Científica recebeu um convite da SEMESP (Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação) para participar do CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica) de 2023. Oito dos nove alunos participantes se inscreveram e foram pré-selecionados para apresentarem seus artigos durante o congresso, que ocorrerá online nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2023.

Os alunos pré-selecionados e os títulos de seus trabalhos no CONIC/SEMESP – 2023 são os seguintes:

ESTUDANTES DO CURSO ADMINISTRAÇÃO Área Ciências Humanas e Sociais Subárea: Administração

Rafaele Gomes Santos (4º semestre) – “Captação de Recursos e Doações em uma Microempresa da Brasilândia”

ESTUDANTES DO CURSO DE GESTÃO PÚBLICA Área Ciências Sociais Aplicadas Subárea: Administração

Ivan Paulo Amorim – “Em Busca de uma Gestão Pública Escolar Inclusiva para o Público-alvo da Educação Especial”

ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Área: Ciências Humanas e Sociais Subárea: Pedagogia

Leila Vaz Luz (8º semestre) – “A importância da presença masculina na Educação Infantil de 0 a 3 anos: desafios e oportunidades”

ESTUDANTES DO CURSO DE RECURSOS HUMANOS

Kaique de Oliveira Santos – “Gestão Afirmativa Feminista”

ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Área Ciências Sociais Aplicadas Subárea: Administração

Joyce de Oliveira – “O Encarceramento de Mulheres: por Amor ou pela Dor? Um Olhar Feminista”

ESTUDANTES DO CURSO DE TEOLOGIA

Cleverson Araújo dos Santos – “Religião e Liderança Feminina”

Elino Júlio dos Santos – “Movimento Feminista e a Sua Influência no Lar Cristão”

Viviana Ines da Silva Santos – “A Participação Ativa das Mulheres como Líderes nas Igrejas Cristãs Contemporâneas”

O Programa de Iniciação Científica da FAEP demonstra o compromisso da instituição com a pesquisa, a igualdade de gênero e a educação inclusiva.