Curso Gratuito de APH e BLS com ênfase em trauma é realizado na FAEP

Nos dias 27 e 28 de março, a Escola Técnica FAEP promoveu um curso gratuito de Atendimento Pré-hospitalar (APH) e Suporte Básico à Vida (BLS) com ênfase em trauma. O evento contou com a presença do professor e coordenador do curso técnico em enfermagem da instituição, Alessandro Alencastro, conhecido por sua vasta experiência e expertise na área de enfermagem e emergência.

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprender estratégias eficazes e técnicas inovadoras para o tratamento de pacientes em situações de emergência.

O programa do curso incluiu sessões teóricas e workshops práticos, nos quais os participantes puderam aplicar seus conhecimentos em simulações de cenários de emergência. Sob a orientação do professor, os alunos vivenciaram situações do mundo real, aprimorando suas habilidades de resposta em emergências.

O evento foi uma oportunidade única para profissionais e estudantes da área da saúde aprimorarem suas habilidades e adquirirem conhecimentos essenciais para fornecer um atendimento de alta qualidade em situações de emergência.

O curso foi estruturado com uma programação abrangente e prática, incluindo:

• Pré-teste
  • Segurança da Cena (cuidados com riscos no local da ocorrência)
  • Biossegurança – Importância do uso dos E.P.I.’s (óculos, luvas, máscaras)
  • Avaliação Primária
  • Hemorragia (confecção de curativos diversos em partes variadas do corpo)
  • Lesões raquimedulares (abordagem de uma vítima com possível lesão na coluna vertebral)
  • Mobilização da vítima para prancha longa de formas variadas: decúbito ventral, dorsal, longitudinal, elevação em bloco
  • Simulações diversas

O evento foi uma excelente oportunidade para os participantes elevarem suas práticas de APH e BLS a um novo nível.

Por Mariana Mascarenhas – Jornalista

Matéria publicada em 29 de março de 2024