LICENCIATURA

MÚSICA

LICENCIATURA EM MÚSICA

OBJETIVO

O objetivo do curso de Licenciatura em Música é formar professores de música capacitados para atuar em diferentes contextos educacionais, como escolas de ensino básico, projetos sociais e instituições culturais. O curso visa desenvolver tanto as competências musicais técnicas quanto as pedagógicas, preparando o futuro educador para ensinar música de forma criativa, crítica e reflexiva. Além de trabalhar a teoria musical e prática instrumental, o curso também busca incentivar a valorização da música como um instrumento de desenvolvimento humano, cultural e social.

DIFERENCIAIS

– Atividades colaborativas com tutores e professores;
– Material didático digital personalizado;
– Corpo docente formado por professores mestres e doutores;
– Tutores online à disposição dos alunos;
– Plataforma Moodle rooms de aprendizagem disponível 24 horas por dia e atividades interativas individuais e em grupo;
– Instituição avaliada com nota 4 no MEC (na escala de 1 a 5);
– Acesso livre à Biblioteca Virtual com mais de 10.000 exemplares.

MATRIZ CURRICULAR

  • LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
  • ÉTICA E CIDADANIA
  • HISTÓRIA DA MÚSICA
  • LIBRAS
  • FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
  • LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
  • HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA
  • TEORIAS DE CURRÍCULOS
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
  • CULTURAS BRASILEIRAS PRESENTES NA PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE MÚSICA 
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL
  • ELEMENTOS PERCEPTIVOS, TEÓRICOS, ANALÍTICOS, ESTÉTICOS E ESTRUTURAIS DA MÚSICA
  • DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL NO CONTEXTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE MÚSICA
  • ABORDAGENS E METODOLOGIAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL
  • HARMONIA, ARRANJO, COMPOSIÇÃO E IMPROVISAÇÃO PARA O REPERTÓRIO DIDÁTICO-MUSICA
  •  
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • AVALIAÇÃO EM MÚSICA
  • CRIAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
  • FUNDAMENTOS DA ACÚSTICA MUSICAL
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • TRANSVERSALIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÚSICA
  • CÓDIGOS E SISTEMAS TEÓRICO-MUSICAIS
  • TECNOLOGIAS EM MÚSICA
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM HUMANIDADES
  • ANÁLISE MUSICAL 
  • ATIVIDADES ACADÊMICAS E DE EXTENSÃO (AAE)
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

ÁREA DE ATUAÇÃO

Os licenciados em Música podem atuar em diversas áreas, como a educação básica, em escolas públicas e privadas, onde lecionam música para crianças e adolescentes. Além disso, há oportunidades em escolas especializadas em música, conservatórios e cursos técnicos. Eles também podem trabalhar em projetos sociais, ONGs e instituições culturais, desenvolvendo oficinas e atividades musicais em comunidades e com grupos de diferentes idades.

Outra área de atuação é a produção de conteúdo educacional para plataformas digitais, criando materiais didáticos, videoaulas e tutoriais musicais. Além disso, o profissional pode atuar como professor particular, dando aulas de canto, instrumentos ou teoria musical, e ainda participar de projetos culturais, como oficinas e festivais.

Os licenciados em Música também podem colaborar com empresas e instituições culturais, como museus, teatros e centros culturais, oferecendo atividades pedagógicas e educativas voltadas para a música.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para licenciados em Música é bastante diversificado, oferecendo oportunidades em diferentes áreas. Professores de música são muito requisitados em escolas de educação básica, tanto na rede pública quanto na privada, onde a educação musical faz parte do currículo. Além disso, há demanda em escolas especializadas em música, conservatórios e projetos sociais que utilizam a música como ferramenta de inclusão e desenvolvimento comunitário.

 

Outra área de atuação é em ONGs, associações culturais e iniciativas de ensino musical em comunidades, onde os licenciados podem coordenar projetos e oficinas musicais. Instituições culturais, como teatros, museus e centros de arte, também oferecem espaço para a atuação de educadores musicais em atividades voltadas ao público em geral.

 

Além disso, o profissional pode atuar como empreendedor, oferecendo aulas particulares de música, coaching vocal e instrumental, ou até mesmo criando escolas de música e projetos independentes. O crescimento da música digital e o aumento da visibilidade de projetos musicais em redes sociais também abrem novas portas para os licenciados em música que querem aliar o ensino com a prática artística.

PÚBLICO ALVO

Pessoas que têm interesse em atuar como professores de música e desejam ensinar em escolas de educação básica, instituições culturais, ou desenvolver projetos musicais em comunidades e ONGs. O curso é ideal para músicos, instrumentistas e cantores que querem ampliar suas oportunidades profissionais, ou para quem tem paixão pela música e deseja contribuir para a educação musical de crianças, jovens e adultos. Além disso, é voltado para aqueles que buscam uma formação que alie a prática musical com o ensino pedagógico.

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