Teologando – 4ª edição

  • Categoria :Blog - Teologia
  • Data :12 / maio / 2021

Teologando – 4ª edição

Por Prof. Rui Caetano, Coordenador do Curso Bacharel em Teologia da FAEP

A 4ª edição do Teologando da FAEP foi simplesmente extraordinária! Todo semestre nos preocupamos em abordar temas relevantes e que sirvam de utilidade pública e, esse semestre não foi diferente.

O tema da nossa 4ª edição do Teologando foi, “Fundamentalismos religiosos: quando a fé se torna intolerante e excludente”. No primeiro dia o professor e coordenador do curso de Graduação em Teologia da FAEP, Rui Caetano explicou o que são Fundamentalismos religiosos: sua história e características. No segundo dia os professores convidados, Prof. Dra. Valéria Vilhena e o Prof. Ms. José Edilson Teles abordaram o tema: Hermenêuticas Fundamentalistas e suas consequências e no terceiro dia o professor Ms. Francisco Benedito Leite discorreu sobre o tema: Fundamentalismos religiosos e diversidade religiosa.

Nosso objetivo foi mostrar que o Brasil é um país marcado por forte pluralidade de gênero, étnica, racial e religiosa e por isso deve ter como característica o respeito a nossa diversidade. Entretanto, com o crescente número de fundamentalismos religiosos, o que temos observado são atitudes de intolerância e exclusão. Por não sermos uma faculdade confessional podemos fazer uma abordagem teológica sobre o método histórico critico de interpretação da Bíblia. Método esse tão criticado ou questionado em algumas faculdades ou universidades confessionais. Mostramos aos participantes que é possível e necessário fazer uma hermenêutica que parta da Bíblia, mas que leve em conta os novos conhecimentos apresentados pela filosofia, sociologia, antropologia, história, arqueologia, gramática, biologia e outros conhecimentos científicos.  

Tivemos a presença de pessoas de todos os cantos do Brasil. Pessoas que participaram em outras edições e outros que participaram pela primeira vez. Tivemos a presença de vários líderes religiosos, diretores de escolas religiosas, professores especialistas, mestres, doutores, pós doutores e leigos. Todos com objetivo de participarem desse tema tão pertinente e atual. O resultado foi esplêndido.  Mais uma vez a FAEP recebeu elogios de pessoas de todos os cantos do Brasil. Elogios pela organização, pelo atendimento, acolhimento, pelos temas abordados, pelos professores convidados, pelo corpo docente e pelo conteúdo transmitido. Todos reunidos com objetivo de ouvir, aprender e refletir sobre fundamentalismos religiosos. Foi a Faculdade de Educação Paulistana, FAEP, mais uma vez contribuindo para levar aos seus alunos, convidados e a sociedade de forma geral, um conteúdo vocacional e acadêmico de qualidade, sobretudo, contribuindo para uma sociedade melhor.    

É possível assistir a gravação do evento! Para assistir, clique aqui

Faça parte das nossas redes sociais e acompanhe as novidades

Facebook

Instagram

Linkedin