Tendências do Marketing Digital

  • Categoria :Blog - Gestão
  • Data :16 / novembro / 2021

Tendências do Marketing Digital

Por Prof. Ms João Amâncio de Mello Santos 1

O Propósito do Marketing Digital é criar, desenvolver e fortalecer os negócios no ambiente online por meio de diversas estratégias afim de gerar credibilidade e resultados para a sua marca.

Atualmente está em curso a Quarta Revolução Industrial 4.0, e consequentemente o marketing digital como importante integrante neste processo, promovendo o aumento da produtividade e a proximidade com os Clientes.

Em um ambiente Ciber-físico, comunicação entre máquinas e processos inteligentes, otimizando procedimentos mais dinâmicos é claro que revolução provocará alterações profundas não só na indústria, mas também na sociedade, economia, nos valores, na forma como nos relacionamos e escolhemos os produtos e serviços, a economia partilhada, inovação colaborativa, manufatura aditiva, redes sociais e as plataformas digitais entre outras.

Desta forma a Indústria 4,0 não é simplesmente um novo conceito, mais sim um conjunto de definições e tecnologias que em sinergia podem proporcionar diversos benefícios na área digital.

A comunicação Móvel 5G, Conexões em Fibra Ótica, Machine Learnimg, Bigdates Analytics, Meta Dados, Inteligência Artificial, são alguns dos conceitos que poderão ser utilizados.  (Disponível em: https://www.instagram.com/p/CQwNfFBJr5A/ https://www.business2community.com/di…  . e https://www.aniview.com/top-10-digita… https://www.techtudo.com.br/noticias/…).

Assim, é importante estar a par das tendências em Marketing Digital para adaptar e avaliar as estratégias com base em NOVAS TENDÊNCIAS. Confira quais são:

 

 

  • Conteúdo Criado pelo Usuário (BOCA BOCA DIGITAL).

 

 Este é o Famoso “Boca Boca Digital” com o crescimento do marketing de influência, cada Cidadão esta se tornando um influenciador criando conteúdos originais, conteúdos de reviews, conteúdos de unboxing e primeiras impressões sobre produtos, conteúdos temporais como stories no Instagram ou youtube, testemunhos e recomendações em várias plataformas, são exemplos de conteúdos criados pelos usuários que são de extrema relevância, gerando reputação para seus produtos e sua empresa.

 

  • Conteúdos Audiovisuais.

 

Os Vídeos e os conteúdos audiovisuais, transmissões ao vivo cresceram e irão crescer muito mais, como no Instagram e tiktok por exemplo.

Se vocês querem se destacar é este tipo de conteúdo o ideal para investir, usando vídeo marketing, conteúdos nos stories, que são temporais, cria uma certa urgência das pessoas em consumir aquele conteúdo, ajudando a gerar engajamento acelerando o crescimento dos negócios.

 

  • Marketing Interativo

 

É aquele marketing que chama o usuário tomar uma ação como por exemplo: Quizzes, Pesquisas, Enquetes, Questionários, Calculadoras Interativas ou até mesmo sorteios nas redes sociais, seguindo as regras, de acordo com as políticas das plataformas é um tipo de marketing interativo.

 

  • O fim do Marketing de Influência.

 

 O marketing de influência atual olha muito para o Influenciador “Celebridade” a tendência é migrar para um Influenciador mais natural ou seja influência por genuíno, aquele que promove uma marca e um produto de verdade, são conhecidos como Micro Influenciadores, com poucos seguidores.

 

  • Seja seu próprio Influenciador

Em vez de contratar um Influenciador para falar e divulgar seu produto. Ao passo que você sendo seu próprio influenciador, é excluído de sua marca, sempre associado sua imagem aos produtos e negócios, reduzindo custos, sempre necessários, uma vez que o retorno com este investimento não é garantido.

Podemos também em nosso canal vender produtos de outros parceiros. Desde que não sejam nossos concorrentes ampliando sua visibilidade.

 

  • Realidade Aumentada.

 

Muito importante para quem trabalha com e-commerce ou produtos físicos, e pode oferecer esta experiência na sua plataforma e seus clientes conseguem visualizar estes produtos.

Sem colocar o óculos de realidade aumentada, simplesmente direcionando a câmera do seu celular e posicionando produto no ponto escolhido (em um projeto arquitetônico) por exemplo isto sem dúvidas ajuda muito na decisão de compras dos produtos, aumentando muito o engajamento dos clientes e de seus produtos.

 

  • Automações de marketing.

Embora já venha acontecendo há muito tempo,  é cada vez mais importante usar automação na sua plataforma, reduzindo custos com pessoas, confere qualidade ao serviço, agilidade na entrega dos produtos vendidos, uma vez que você não tem tempo de enviar e-mails para todos os clientes inscritos na sua lista de e-mails.

E desta forma também você não consegue mandar um e-mail para todos os clientes que abandonam um carrinho de compras, você vai automatizar a geração de lead’s, coloca a entrega deste material de forma automática, simples e bastante comum.

 

  • Sites Rápidos e Otimizados

 

Sites rápidos e otimizados para celulares, conhecidos como “Mobile First”, páginas lentas são a razão número um que fazem as pessoas abandonarem os sites, pois nossa atenção esta cada vez mais rápida, precisamos que a informação venha de uma forma bem rápida, esta é a nossa janela de atenção que está a cada dia mais acelerada.

Tudo isto precisa ser levado em consideração ao fazer nossos sites, os e-commerce, as nossas páginas de vendas, esta velocidade vai impactar nos mecanismos de busca fazendo com que você vá aparecer ou não, o Google já definiu que dará prioridade aos sites que tenham a versão mobile, e AMP (Acc elerated Mobile Pages) e também são otimizados e fazem seus carregamentos mais rápidos, as ações que podem ser feitas para tornar suas páginas mais rápidas são:

  • Reduzir o tamanho das imagens (menor do que 100kb).
  • Reduzir o número de redirecionamentos, redirecionamentos internos.
  • Eliminar efeitos desnecessários e coisas que pesam.

Para você avaliar se o seu site está bom, faça testes periódicos em uma ferramenta do Google que se chama “Google Page Speed” vai te ajudar se o seu site está com um tempo bom de carregamento ou não e, ele ainda te diz o que é necessário fazer para melhorar.

 

  • Inteligência Artificial e Chatbots

É muito comum entrar em contato com uma Empresa e ser recebido por um BOT, seja no chat do site, WhatsApp ou Facebook, a tendência é que se tornem cada vez mais inteligentes esses robôs com respostas mais personalizadas, explorando a Inteligência Artificial.

É também muito usada para análises preditivas como por exemplo os Públicos Lookalike no Facebook que você cria um público semelhante a um perfil determinado, é tudo uma análise preditiva, tudo baseado em Inteligência Artificial.

 

  • O Conteúdo já não é o Rei.

 

A originalidade do conteúdo é mais importante e que ele seja único e tenha qualidade, o volume de conteúdo hoje na internet é monstruoso, tornando cada vez mais desafiador desenvolver um conteúdo na internet, será que ainda tem espaço para mais conteúdo na internet? O fato que este excesso não faz com que a informação caia em desuso, muito pelo contrário, faz com que a informação de qualidade se supere cada vez mais criando um nivelamento de mercado fazendo com que o Criador de conteúdos entregue qualidade criativa e originalidade.

 

  • Torne-se um Bom Storyteller

 

Todos aqueles que querem criar conteúdo para a internet e pretende posicionar e projetar o seu negócio nas plataformas digitais precisa ser um bom Storyteller e ter habilidade de contar histórias, ou seja de histórias com caráter persuasivo, com conteúdo e produtos mais elaborados e o uso de recursos audiovisuais, nas estratégias de vendas.

 

 

1 João Amâncio de Mello Santos com 75 anos de idade, sendo 55 anos de experiência profissional como: Empreendedor, Diretor, Gerente, Coordenador de Projetos, Palestrante, Microempreendedor (Consultor Autônomo), professor da FAEP nas áreas de Tecnologia em Gestão e Bacharelado em Administração.

54 anos de experiência Didática em Várias Áreas do Ensino. Formação em Economia, Pós Graduação em Tecnologias do Ensino Superior, EAD, Propaganda e Marketing e Economia e Finanças; Mestre em Administração de Empresas e Direção Estratégica de Marketing e mais de 150 Cursos de Extensão e Aperfeiçoamento.