Sugestão de cardápio para o Dia das Mães

  • Categoria :Blog - Gastronomia
  • Data :7 / maio / 2019

Sugestão de cardápio para o Dia das Mães

 

Texto de Sandra Zarpelon

 

Nossa, o que falar deste dia tão maravilhoso, e daquela pessoa mais importante de nossas vidas?

Seja para dar um abraço acolhedor ou um puxão de orelha, sua mãe está sempre presente nos momentos mais felizes e difíceis da sua vida. É nossa referência, e nosso apoio para enfrentar as diversidades da vida, é quem nos guia através da sua sabedoria.

Abraão Lincoln disse “Tudo o que sou, ou pretendo ser, devo a um anjo, minha mãe”. Com certeza as mães são “seres divinos”, dotadas de profundo amor e carinho pelos seus filhos. Aliás, como é impressionante a força dessas mulheres!!

Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio. Adivinhar sentimentos. Encontrar a palavra certa nos momentos incertos. Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir. Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar (CAVALCANTE, A.).

Diz-se que são todas iguais, só mudam de endereço. Pode ser que seja verdade, pois não importa onde viva, a religião que professe, sejam quais forem as suas origens, seu nível cultural ou social, em qualquer lugar do mundo mãe é sempre tida como exemplo maior de amor e dedicação.

Idealização ou não, o fato é que todo mundo tem uma, ou teve, e grande parte das pessoas traz consigo um carinho enorme que invade o coração e faz surgir um sorriso, nem que seja “de levinho”, no canto da boca, cada vez que a lembrança dela aflora. É ou não é verdade?

E se tem um assunto que, normalmente, faz lembrar a mãe da gente, é comida. Alguém cozinha melhor que a sua mãe? Fora raríssimas exceções, daquelas que ficam famosas exatamente pela total falta de talento na cozinha, a mãe de todo mundo é a maior cozinheira do planeta.

Então, esse prazeroso momento gastronômico tem nome: “Comfort Food“. O conceito de Comfort Food é aplicado às comidas simples, fartas e que trazem memória gustativa. Elas são capazes de elevar o ato fisiológico de comer a um estado de espírito, ou seja, são pratos que fazem sentir bem não apenas pela saciedade da fome.

O termo Comfort Food significa “Comida Confortável”, que desperta conforto e bem-estar ao ser consumida. Isso justamente por nos fazer lembrar de momentos especiais, seja um almoço em família, um jantar com os amigos, um piquenique ou o passeio em um parque. Pode ser a comida da mãe, da avó, da tia, ou de alguém que é especial para você.

Vamos aos nossos cardápios?

Cardápio 1 – Salada Caesar, Talharim ao molho de Limão e bacon , Pavê de Chocolate

Cardápio 2 – Salada Caprese com vinagrete de alho poro e nozes,  Filé de Frango a Jamaica com abacaxi e bacon com batatas rústicas ,  Tarte tatin de peras

cardápio 3 (opção vegetariana) – Tian Provençal, Tartar de frutas com calda de laranja