SÉRIE: COZINHANDO FORA DA CAIXINHA

  • Categoria :Blog - Gastronomia
  • Data :18 / agosto / 2020

SÉRIE: COZINHANDO FORA DA CAIXINHA

Por Sandra Zarpelon ( Professora e coordenadora do Curso de Gastronomia da FAEP)

Dica de Hoje: As receitas de nhoque são pratos típicos da culinária italiana e consta ser esta uma das primeiras receitas de massas caseiras italianas. Inicialmente feita de semolina de trigo ( ver receita abaixo), a partir do século XVII passa a ser preparada com batata, que, associada à farinha de trigo, torna-se a base da fórmula utilizada hoje. Sua massa permite uma série de variações que são conseguidas pela adição de diversos ingredientes: pão, polenta, espinafre, ameixa, abóbora, castanha, ricota, cenoura, mandioquinha, mandioca e muitos outros. Tradicionalmente usa-se comer gnocchi no dia 29 de cada mês, com uma nota de dinheiro debaixo do prato. Segundo a crença popular, isso traz riqueza.

 

Receita: NHOQUE DE ABÓBORA COM MOLHO DE LARANJA E BACON

INGREDIENTES

500 g de abóbora japonesa descascada e cortada (cerca de ¼ de abóbora grande)
1 batata grande (cerca de 200 g)
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
pimenta-do-reino moída na hora
noz-moscada ralada na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
Caso tenha comprado a abóbora com casca, descarte as sementes e corte a abóbora em fatias de cerca de 3 cm. Corte cada fatia em pedaços médios e descasque os pedaços. 
Transfira a abóbora para uma assadeira média, regue com o azeite, misture e distribua os pedaços para não acumular líquido ao assar.
Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até a abóbora ficar bem macia – teste o ponto espetando com um garfo. Atenção: não precisa virar os pedaços, a crostinha dourada que forma dá mais sabor ao nhoque. 

Enquanto isso, descasque e corte a batata em 4 pedaços. Transfira para uma panela pequena, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos até ficar macia – espete com um garfo para verificar o ponto. Escorra bem a água da batata. Sobre uma tigela grande, passe os pedaços ainda quentes pelo espremedor.

Retire a abóbora do forno e passe os pedaços também pelo espremedor. Tempere com o sal, pimenta e noz-moscada e misture bem com uma espátula. Deixe o purê amornar antes de preparar a massa do nhoque – se estiver muito quente, vai absorver mais farinha e o nhoque vai ficar pesado.

Na bancada limpa, coloque ½ xícara (chá) de farinha e, sobre ela, o purê de batata com abóbora. Com as mãos, vá misturando delicadamente para incorporar a farinha, sem sovar. Use a palma da mão para apertar a massa sobre ela mesma, virando sobre a farinha, apenas até conseguir formar uma bola. Atenção: essa massa é úmida. Quanto mais você mexer, mais farinha vai precisar e o nhoque vai ficar pesado. 

Para modelar os nhoques: polvilhe um pouco de farinha de trigo numa assadeira grande e na bancada. Com uma espátula de padeiro (ou faca), corte uma porção da massa e enrole sobre a farinha, formando um cilindro de 2 cm de diâmetro. Com a espátula, corte o rolo em pedaços de 2 cm para formar os nhoques. Transfira os nhoques para a assadeira enfarinhada e repita com o restante, sempre polvilhando a bancada com um pouco de farinha. 

Leve uma panela grande com cerca de 3 litros de água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande (ou refratário) com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 ½ colher (sopa) de sal. 
Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Com a escumadeira, retire os nhoques cozidos, deixando escorrer bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Repita com todos os nhoques. 

MOLHO DE LARANJA COM BACON

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
1 xícara (chá) de caldo de laranja-baía
80 g de bacon cortado em cubinhos
½ colher (chá) de sal
azeite a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela, frite o bacon até ficarem crocantes. Reserve.

Na mesma panela coloque o caldo de laranja ao fogo médio. Assim que começar a ferver, tempere com ½ colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Adicione o creme de leite, misture delicadamente com uma espátula e mantenha a panela em fogo médio.

Assim que começar a ferver, acrescente o bacon frito , abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho reduzir e engrossar. Para verificar o ponto mergulhe uma colher no molho e verifique: ele deve cobrir as costas da colher e, ao passar o dedo na superfície formando uma linha, o creme não deve escorrer. No total, o molho reduz ⅓ do volume inicial.

Enquanto o molho cozinha, aproveite para dourar os nhoques. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (chá) de azeite e coloque quantos nhoques couberem, sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos e mexa a frigideira para dourar a superfície dos nhoques por igual. 

Transfira os nhoques dourados para uma travessa e repita com o restante, sempre regando a frigideira com azeite a cada leva. Sirva os nhoques com o molho de laranja e bacon.
 Dica: NÃO TEM CREME FRESCO?

Se não encontrar creme de leite fresco, pode usar 1 lata de creme de leite (sem soro) misturado com 1 xícara (chá) de leite. Na hora do preparo, mexa com o batedor de arame para evitar a formação de grumos.

Receita inspirada do site Panelinha da Chef Rita Lobo.

Receita: NHOQUE DE SEMOLINA ASSADO

INGREDIENTES
500 ml de leite
1 xícara de chá de semolina ( Farinha de cor amarela de moagem grossa de trigo durum – Encontra-se em supermercados)
1 colher de sopa de manteiga
1 gema
1 colher de sopa de parmesão
Sal a gosto

PARA GRATINAR
2 colheres de sopa de manteiga
50 g de parmesão

OPÇÃO PARA SERVIR
Molho de sua preferência ( Branco ou ao sugo )

MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque o leite, o sal e a manteiga. Quando ferver acrescente a semolina de trigo aos poucos.
Em fogo baixo, cozinhe mexendo, até obter o ponto de polenta. Retire do fogo, acrescente a gema e o parmesão e misture bem.
Despeje a massa em uma superfície úmida e alise-a com o dorso de uma colher molhada.
Com um cortador redondo úmido, recorte discos em toda a massa. Coloque os Nhoques.
Derrete a manteiga e regue a massa. Salpique o queijo ralado e leve ao forno quente, pré-aquecido, para gratinar.
Sirva em seguida. Se preferir regue com um molho de sua preferência.