Semana da Mulher na FAEP

  • Categoria :Destaques
  • Data :4 / março / 2020

Semana da Mulher na FAEP

 O “Dia Internacional da Mulher” foi lembrado na FAEP, e em parceria com a Atlaedu , foram entregues à  todas as alunas chocolates e uma mensagem especial e reflexiva sobre a data.

De uma forma despretensiosa, o gesto mostra a força das mulheres e homenageia, colaboradoras e alunas, que fazem parte da #FAEP.

Veja algumas fotos:

              

Sobre o Dia Internacional da Mulher

A data faz referência ao dia 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Morreram, aproximadamente, 130 tecelãs carbonizadas.
Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica, e em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Aprendemos com a trajetória histórica que a hierarquização das pessoas, dos saberes e das formas de ser e de agir é intencionalmente organizada. Os grupos ou indivíduos que querem iniciar ou manter o poder sobre o outro utilizam um discurso que inferioriza os seres que os dominadores querem tornar submissos.
Esta reflexão não deveria ser feita apenas em um dia, denominado DIA DA MULHER. Deveria ser uma discussão cotidiana para encaminhar para a conscientização as origens do olhar que foi construído em relação à mulher.