Revista Educação Integral

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  • Data :4 / abril / 2019

Revista Educação Integral

O Grupo Educacional INEQ permanece, em todos os espaços, tempos e materiais midiáticos,  comprometido intensamente  com a pesquisa científica, fomentada e potencializada pelo binômio Arte – Ciência.  Esta integralidade, presente nos princípios e no nome da Revista -“Educação Integral: reflexões sobre educação na perspectiva da integralidade humana”, traduz a seriedade na luta por uma educação democrática e de qualidade para todos.

A reiteração dos termos democracia e qualidade são intencionais, mesmo parecendo uma repetição desnecessária, nem todos os atores e protagonistas da educação refletem sobre a necessidade do processo democrático estar associado de forma indissolúvel a qualidade.

Na sétima edição, retoma – se o conceito de educação democrática pela apropriação do patrimônio histórico da humanidade, considerando que a forma como ela será realizada faz parte do conteúdo que será aprendido, isto é, o sujeito de vontade poderá ser provocado na sua relação com o elemento cultural a utilizar múltiplas linguagens, na perspectiva de alcançar o desenvolvimento pleno de suas potencialidades.

Portanto, se as instituições educativas organizarem ações que desenvolvem a compreensão e a expressão somente de uma dimensão do humano, excluem a possibilidade de ampliação de todas as possibilidades de desenvolvimento integral. Exemplificando: se o sujeito aprende apenas por meio da linguagem verbal escrita, considera esta a única forma de aproximação com a realidade, porém, se aprende a interagir de diferentes maneiras com a realidade, amplia os saberes e desenvolve suas capacidades cognitivas e as múltiplas possibilidades de aprendizagem.

Neste sentido, em todas as etapas da Educação Básica, defende – se as diferentes formas de compreender e de expressar-se no mundo. As linguagens a disposição do ser humano são tantas que não podem estar esquecidas no trabalho com crianças, jovens, adolescentes e adultos. Os artigos desta revista, apontam algumas questões que possibilitarão a reflexão sobre a qualidade da educação e as responsabilidades das políticas educacionais e das instituições educativas sobre a responsabilidade da educação com o desenvolvimento integral.

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