Projeto Salas Híbridas

  • Categoria :Destaques
  • Data :9 / fevereiro / 2022

Projeto Salas Híbridas

Há alguns anos as empresas e as instituições de ensino enfrentam o dilema de precisar readequar o formado de trabalho, inovar, reter ou contratar pessoas de talento, ensinar e aprender com assertividade e qualidade.

Oferecer um ambiente mais moderno, com espaços convidativos passaram a não ser mais tão atrativos nesse tempo onde as pessoas passam tão conectadas e cada vez com menos tempo.

Nos dias de hoje, poder trabalhar e estudar próximo de onde mora é o que todos desejam, não precisar se deslocar longos trajetos, não perder tempo no trânsito ou poder mudar pra uma outra cidade mais tranquila e continuar trabalhando na mesma empresa é  a qualidade de vida que todos sonham.

Com a chegada da pandemia, fomos forçados a sair de nossa zona de conforto, repensarmos e readequarmos com bastante urgência nossos trabalhos, estudos, como nos relacionaríamos a distância, muitas vezes fazendo o uso de tecnologias que não tínhamos nenhum conhecimento ou afinidade Do mesmo modo, as empresas e instituições de ensino precisaram traçar estratégias emergenciais para dar continuidade ou readequar seus serviços e como fornecer condições para seguir seus processos internos e serviços oferecidos.  Inserimos o trabalho e o ensino online em nossa rotina diária. Já sabíamos que o mundo jamais voltaria a ser o que era e começamos então um movimento, para ressignificar o trabalho e ensino nesse novo futuro próximo ainda incerto.

A FAEP traçou um plano estratégico inovador e ofertou aulas online desde o inicio da pandemia em 2020. Possuímos grande expertise nesse tipo de aula, pois tivemos tempo para testar plataformas, equipamentos, metodologias e formatos durante esse tempo. Aprendemos com nossos erros, vencemos muitos desafios, fizemos parcerias, desenvolvemos soluções corporativos.

Ouvimos os alunos para entender suas dificuldades, frustrações e expectativas durante os períodos de aula e muitos afirmaram que gostariam inclusive de permanecer apenas com aulas no formato online, pela comodidade, pelos recursos de poder ver a gravação da aula quando não é possível conectar no horário definido, ou até mesmo poder acessar para rever uma explicação ou a resolução de um exercício. 

Porém, também ouvimos outros alunos que  sentiram falta do ambiente presencial, da interação que ele oferece e alguns afirmam que em sala de aula conseguem focar melhor e aprender com mais facilidade.

Analisamos esses dois cenários, pensando em também poder oferecer nossos cursos para pessoas de outras regiões de São Paulo onde seria inviável o deslocamento até a nossa instituição, ou até mesmo alunos de outros estados, então decidimos iniciar um projeto de ensino híbrido.

Com foco em manter a qualidade no ensino, preservar a saúde dos nossos alunos, professores e colaboradores, possibilitar mais conforto e economia de tempo e recursos, iniciamos testes no segundo semestre de 2021 para implementar aulas híbridas. Com a colaboração direta de professores, alunos e colaboradores em todo o processo, definimos um formato que fosse viável para todos.

Nesse 1º semestre de 2022, continuaremos oferecendo aulas online como já acontece desde 2020 para algumas disciplinas, algumas aulas online terão acesso aos laboratórios para aulas práticas, quando necessário, algumas disciplinas seguem no formato EAD, com o conteúdo disponível na plataforma e outras disciplinas ofereceremos em formato de  aulas híbridas onde o aluno que decidirá se deseja acompanhar a aula presencialmente na sala de aula, com o professor ou online, de onde e quando preferir, tendo acesso ao mesmo material, conteúdo e interação com o professor, como se estivesse em sala de aula.

Além de todas essas facilidades, os alunos ainda poderão utilizar as salas de estudos de forma individual e coletiva e os laboratórios para a realização de trabalhos e pesquisas, através de agendamento para podermos manter os padrões de higiene e segurança necessários. Eles também possuem acesso a duas bibliotecas digitais diretamente da plataforma de estudo com mais de 20.000 obras disponíveis que podem ser acessadas pelo celular, computador ou tablet.

Nos sentimos orgulhosos em sermos pioneiros nesse formato inovador de ensino, que apostamos ser o futuro da educação nesse  mundo cada vez mais digital, sabendo que estamos cumprindo também nosso papel na formação de cidadãos digitais capazes de  assumir posições de trabalho com interação remota, online, aptos a realizar cursos e treinamentos para ampliar seus conhecimentos em qualquer formato. Nossa missão é mudar a vida das pessoas através da educação e sabemos que seguindo esse caminho, estamos contribuindo cada vez mais para que muitos sonhos se realizem.

Conheça mais Sobre o Projeto Salas Híbridas clicando aqui!

 

Conheça nossas redes sociais

Instagram

Facebook