Projeto integrador de Gastronomia – 2022/2

• Categoria :Blog - Gestão
  • Data :23 / novembro / 2022

Projeto integrador de Gastronomia – 2022/2

O Projeto Integrador é uma atividade interdisciplinar proposta aos alunos do 1º ao 4º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, da FAEP. Seu foco principal é propiciar aos estudantes um embasamento prático dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Em cada semestre, os educandos trabalharam os seguintes temas:

1º semestre: “Hour D`oeuvre quentes e frias”: estudantes tiveram que escolher uma receita livre, voltada para esse conteúdo, e selecionaram a Bruschetta, composta por pão italiano velho, alho, azeite, com acréscimo de tomate e queijo para complementar o sabor.

2º semestre: “A gastronomia Nordestina com relevância ao Bioma Caatinga”: levantamento das características, influências e ingredientes disponíveis nesta região. Os educandos prepararam uma receita de mugunzá, comida à base de milho que surgiu na África, mas que se popularizou bastante no Brasil, e diversas outras receitas, como sucos e doces, envolvendo a fruta típica do Nordeste, Caju.

3º semestre: “A influência gastronômica na cultura dos países do mundo”: os alunos tiveram que escolher um país para desenvolver um prato típico e uma sobremesa do lugar e selecionaram a Itália. Eles preparam pizza e, como sobremesa, o famoso Zabaione.

4º semestre: “A importância da estética gastronômica: o famoso comer com os olhos e a mistura de sabores de diversas culturas gastronômicas”. Educandos desenvolveram receites de diferentes países. Como prato de entrada, eles prepararam o Ceviche, com referências da cozinha peruana e, como prato principal, O Bobó de Camarão, com referências à cozinha brasileira. A sobremesa foi um Mousse de Açaí, com técnicas francesas.