Turma de Pedagogia visita o Planetário Itinerante (virtual)

  • Categoria :Destaques
  • Data :23 / junho / 2021

Turma de Pedagogia visita o Planetário Itinerante (virtual)

Por Prof. Ms Ana Maria Gentil

Ao olhar para o céu estrelado, admirar a beleza da lua e aproveitar o doce carinho dos raios de sol em nosso corpo, nem sempre pensamos, que todos estes elementos que ampliam nossa imaginação e habitam nossos sonhos, são investigados de forma rigorosa e criteriosa pelas Ciências. Quando nos conscientizamos desta realidade, eles perdem a sua magia?
De forma nenhuma, tornam-se um espetáculo desafiador e empolgante. A prova disto foi a visita dos alunos da Pedagogia da FAEP ao planetário itinerante (RJ), neste momento, virtual – OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Nesta visita, os alunos descobriram questões importantes referentes às Constelações, ao Sol e à Lua. Fizeram um passeio pelos planetas e romperam com algumas ideias que circulam entre as pessoas e que precisam ser repensadas. Não contaremos quais foram essas ideias e as descobertas feitas, pois sugerimos que participem das próximas visitas.
Contamos com a exposição de dois planetaristas, Matheus e Fernanda, profissionais que demonstraram compreender a organização do Universo e buscaram realizar um diálogo enriquecedor com os alunos presentes.
Portanto, concretizamos, neste dia 23 de junho de 2021, algumas das intenções do trabalho pedagógico na Educação Superior da FAEP, especialmente no curso de Pedagogia: compreender a importância de pesquisar o mundo real, encantar-se com ele e, ao mesmo tempo, saber que seus mistérios são estudados por cientistas e podem ser compartilhados, conhecer o universo não palpável e pensar em formas de trazer suas maravilhas para seus futuros alunos.
Destacamos que, a aproximação das alunas com essa realidade concreta, auxiliada pela tecnologia, ampliou os olhares encantados sobre os elementos da natureza e provocou um desejo de aprofundar saberes e continuar participando de eventos como este.
Podemos afirmar que ao escutar o som de um Universo Estudado, ampliamos a nossa compreensão sobre o sentido da nossa própria existência no mundo.

Conheça mais sobre nossos cursos de Graduação!!!