Pandemia Acelera Crescimento dos Setores
- Categoria :Destaques
- Data :17 / dezembro / 2020
Pandemia Acelera Crescimento dos Setores
A pandemia mexeu com o mercado de trabalho e acelerou uma transformação tecnológica que já estava em curso no Brasil. Os empregos não vão ser mais os mesmos e você deve estar preparado para acompanhar as tendências.
Um levantamento exclusivo comparou a abertura de vagas de trabalho durante a pandemia, entre março e julho, com o mesmo período de 2019. Das dez profissões que mais tiveram aumento na procura, sete são da área da saúde.
A necessidade de ficar em casa fez a gente olhar mais o mundo pela janela. Na hora de comprar, por exemplo, em vez de sair, bater perna, muita gente agora navega. Mas basta um toque na tela para que o mundo virtual faça girar a economia real.
Em uma ponta, foi preciso ter mais gente trabalhando para que milhões de brasileiros não precisem ir às compras. As compras é que vão até eles.
O crescimento do comércio eletrônico, o chamado e-commerce, fez uma rede de lojas aumentar em 37% o número de funcionários da área de logística. São eles que armazenam, separam, embalam e transportam os produtos até os clientes.
E movimentar mais mercadorias não é só um trabalho mecânico, braçal. No comércio eletrônico, a tecnologia está no desenvolvimento de sites e aplicativos de compra e também na logística.
“A quantidade de informação de produtos, de rastreamento dos produtos, o quanto eu vou comprar, para onde eu vou distribuir, para que loja eu vou mandar, tudo isso sem você ter a inteligência artificial, um sistema parrudo e uma equipe de desenvolvedores muito forte, é impossível fazer”, explica Luís Fernando Kfouri, diretor de logística do Magalu.
Na pandemia, o crescimento das vendas pela internet ajudou a preservar os empregos na área de serviços de tecnologia da informação. O que também ajudou foi a nova rotina de muita gente.
Os empregos abertos durante a pandemia estão muito longe de compensar os que foram fechados. Entre abril e junho, o Brasil perdeu quase nove milhões de vagas. E a abertura de novos empregos vai continuar sendo influenciada por essa nossa vida mais conectada à internet.
“Como nós já estávamos com uma transformação muito grande no mercado brasileiro por causa da tecnologia, da inteligência artificial e tudo mais, a pandemia só acelerou essa mudança e a necessidade de profissionais mais preparados para essas novas demandas de mercado”, analisa Sofia Esteves, presidente do Grupo Cia de Talentos
Por exemplo:
“Na área da saúde, nós vamos ter médicos e enfermeiros para a área de telemedicina. Na área de educação, área toda de professores que tenham perfil mais adequado para dar aula à distância, aulas online que também vão aumentar muito o nível de procura”, afirma Sofia Esteves.
Os canais digitais também aumentaram as vendas e os empregos de serviços essenciais durante a pandemia. Como os supermercados.
“A gente teve um crescimento muito forte da área de e-commerce, que fez com que a gente contratasse também bastante para simplesmente acompanhar a demanda dos consumidores”, conta Stéphane Engelhard, diretora de Relações Institucionais do Carrefour Brasil.
Disponível em https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/09/30/pandemia-acelera-crescimento-no-setor-de-comercio-eletronico.ghtml
Se você ainda tem alguma dúvida sobre em qual área investir, fale com um dos nossos consultores (11) 95031 7539 ou acesse faep.edu.br e conheça todas as opções de cursos de Graduação, Pós Graduaçã0 e MBA.
FAEP – Faculdade de Educação Paulistana – A 1ª Faculdade da Parada de Taipas