OS FATORES POSITIVOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ACADÊMICO DE GESTÃO CAUSADOS PELO ISOLAMENTO SOCIAL DECORRENTE DA COVID-19

• Categoria :Blog - Gestão
  • Data :8 / abril / 2020

Por Edi Carlos R. Machado, professor dos cursos de Gestão da FAEP*

Desde meados do mês de março/2020 toda sociedade brasileira vive uma verdadeira transformação social, isto porque, como já era previsível, houve os primeiros registros de contaminados pelo novo Coronavírus.

Em curto espaço de tempo, tudo “parou”; pois, as autoridades governamentais orientaram e orientam o afastamento social. As atividades que não pararam, se adequaram.

Dentre as atividades que se adequaram, está o ensino formal presencial e, neste caso, ainda que no início haja certa resistência por parte dos envolvidos (principalmente alunos, mas também professores e gestores), podemos “colher bons frutos” em razão da adaptação a “novos formatos”.

A adequação/adaptação ocorreu desde escolas de ensino fundamental até cursos de Pós-Graduação stricto sensu (doutorado) das mais renomadas universidades públicas.

Nos cursos presenciais de graduação (tecnólogo, bacharéis ou licenciatura) a alteração foi bastante impactante, pois cursos que antes tinham sua maior carga horária oferecida em sala de aula, agora passou a utilizar-se de ferramentas tecnológicas para viabilizar os encontros ou propor atividades.

Essa temporária característica do curso (semelhante ao ead) trará grandes benefícios ao currículo do formando. Isto, pois, o aluno ganhará maior autonomia no aprendizado e, por certo, desenvolverá habilidades importantes exigidas na indústria 4.0.

O profissional que passar pela formação impactada pelo isolamento decorrente da Covid-19 certamente terá demonstrado ao mercado que é um profissional determinado, focado em seus objetivos e resiliente. Terá ainda demonstrado a sua capacidade/habilidade de organização e responsabilidade para entregar resultados.

Com as inovações tecnológicas (internet dos serviços e das coisas, por exemplo) propostas pela indústria 4.0, cada vez mais as empresas buscarão profissionais que tenham a capacidade de facilmente obter novos aprendizados. Por certo que o aluno participante de curso presencial que no decorrer tenha se adaptado a novo formato demonstrará essa capacidade.

Sendo assim, podemos afirmar que o aluno afetado pelo isolamento social decorrente da Covid-19 que tenha se adaptado a novo formato proposto pela Instituição de Ensino, estará a demonstrar suas habilidades de organização, resiliência, determinação, foco no objetivo e, principalmente, terá desenvolvido a habilidade de responsabilidade para entrega de resultados em curto espaço de tempo.

É de se esperar que o portfólio apresentado por esse aluno estará de sobremaneira alinhado com as expectativas do já presente mercado de trabalho (indústria 4.0).