• Categoria :Sem categoria
  • Data :6 / fevereiro / 2021

O que é pós-graduação?

Quem está no ensino superior com certeza já ouviu falar sobre a importância de continuar os estudos com uma pós-graduação. Mas quão precisos são os cursos após a faculdade? Por que isso é necessário?

O que é pós-graduação?

Como o próprio nome sugere, pós-graduação são cursos que para serem realizados exigem que você tenha um diploma de nível superior. Esses cursos estão divididos em lato sensu e stricto sensu. No primeiro caso destacam-se a especialização e o MBA, no segundo o mestrado e o doutorado.

A importância do curso

O mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação, por isso não basta mais se estabelecer com um diploma universitário. Se você quer se destacar, conseguir uma promoção e um salário mais alto, precisa buscar por uma pós-graduação.

Escolhendo sua pós-graduação

De modo geral, esses cursos proporcionarão um conhecimento mais profundo do que os cursos universitários. Você pode optar por uma pós voltada para o mercado de trabalho ou outra que dê ênfase à pesquisa e aos estudos acadêmicos. Outro ponto importante a se observar é se você deseja estudar um tema específico ou um curso que amplie seu campo de pesquisa. Cada escolha dependerá do seu objetivo final. O profissional precisa estar atento a todos os aspectos que compõem sua pós-graduação. Quanto mais clara for a diferença entre as possibilidades de formação, melhor será sua utilização.

Lato Sensu ou Stricto Sensu

Lato Sensu: É uma expressão em Latim que significa “em sentido amplo”.

Estão classificados os cursos de Especialização, mais focados à atuação profissional. Aqui encontramos os cursos de aperfeiçoamento técnico, bem como os cursos designados ao MBA. Por possuírem bastante foco e ênfase em uma determinada área ou assunto os conteúdos são tratados de maneira mais clara certeza e objetiva.  No geral a pós lato sensu possibilitará que você exerça sua profissão  com maestria e excelência.

Stricto Sensu: Esta é também uma expressão em Latim, que no meio acadêmico significa ‘’ em sentido estrito’’.

Aqui, temos cursos com maior duração focados à formação acadêmica e cientifica, também relacionados a  pesquisa. O stricto senso diz respeito aos níveis de mestrado e doutorado.

A pós-graduação stricto sensu inicia pelo mestrado, um curso de mais ampla duração em relação aos cursos  de Lato Sensu, que conclui-se na defesa de um trabalho de dissertação perante a uma banca examinadora.

A evolução constante é imprescindível para qualquer profissional nos dias atuais! Não espere o tempo passar, confira os cursos de pós-graduação  e MBA da FAEP!!!