O que é Encceja?

  • Categoria :Sem categoria
  • Data :20 / fevereiro / 2021

O que é Encceja?

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) criado em 2002 o Enccceja surgiu como uma ferramenta para certificar competências e conhecimentos de pessoas jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade convencional.

Desempenhado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação, a certificação pode ser utilizada para ingresso no ensino superior.

O que é o Encceja?

Uma Exame de participação voluntária realizada pelo Inep para que jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e médio na idade adequada tenham a oportunidade de comprovar seus conhecimentos.

Uma vez com o certificado para o ensino médio, o candidato pode se inscrever a vagas no ensino superior mesmo não que não tenha concluído seus estudos regularmente.

Quem pode participar do Encceja?

Qualquer pessoa que não tenha concluído seus estudos na idade apropriada de cada etapa de ensino. OAlém disso, a única exigência é que a pessoa que deseja obter o certificado do ensino fundamental tenha no mínimo 15 anos completos e, para o ensino médio, no mínimo 18 anos completos. Também não é preciso ter frequentado a escola.

Tem algum custo para se inscrever?

O exame é 100% gratuito.

Como funciona o exame?

São quatro provas em cada uma das etapas escolares, contendo 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação.

O que cai no exame?

No ensino fundamental, as quatro provas são divididas entre:

  • Matemática;
  • História, geografia, filosofia e sociologia.
  • Ciências naturais;
  • Língua portuguesa com redação, inglês e espanhol, artes e educação física;

No ensino médio, as provas são divididas entre:

  • Matemática;
  • Língua portuguesa com redação, inglês e espanhol, artes e educação física;
  • História, geografia, filosofia e sociologia.
  • Química, física e biologia;

Quando é a prova e qual o tempo de duração?

O Exame será realizado no dia 25 de abril de 2021, No período da manhã, as provas acontecem das 9h às 13h e, de tarde, das 15h30 às 20h30. 

Como pego meu certificado do Encceja?

Quem realizar o Encceja no Brasil precisa procurar a Secretaria de Educação da sua cidade e instituições de ensino conveniadas ao Inep. Pessoas privadas de liberdade podem obter certificados por meio de seus responsáveis pedagógicos.

Para quem mora no exterior, o Inep envia o documento ao Ministério das Relações Exteriores, encaminha para embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.

O candidato que realizar o Encceja e não conseguir a pontuação mínima em cada prova objetiva e redação tem a opção de pedir a Declaração de Proficiência. Precisa apenas levar o número de inscrição e as notas do exame às Secretarias, para quem está no Brasil, ou órgãos responsáveis no exterior para que um documento seja emitido e essa disciplina não tenha que ser feita novamente na próxima edição do Encceja.