• (11) 3564 1256 / 3218 0088

• Categoria :Blog - Gestão
  • Data :21 / outubro / 2022

Microlearning: Saiba as vantagens deste método de estudos

Você já conhece o Microlearning?

Se você ainda não conhece, não saia desta página, pois você irá se surpreender com as vantagens do método.
Segundo a Modern Learner Profile Infographic, as pessoas olham o celular cerca de 9 vezes por hora, tendo sua atenção disputada por aplicativos e conteúdos rápidos. Neste cenário, é natural que metodologias de aprendizagem rápidas estejam em ascensão, dando destaque ao Microlearning.

A teoria do Microlearning tem como base os estudos do cientista Hermann Ebbinghaus, pioneiro no campo da análise de retenção de informação e memória humana. O cientista concluiu que, para que as informações adquiridas se mantenham em nossa memória de longo prazo, é mais eficaz que se estude tais informações de forma sistemática e sucessiva, através da distribuição do aprendizado em pequenas partes, ao invés de estudar uma única sessão.

De acordo com a neurociência, conteúdos curtos e objetivos sustentam nossa determinação e motivação muito mais do que conteúdos extensos e cansativos. Por meio do Microlearning, é possível desenvolver conteúdos complexos e distribuí-los em pequenas partes, contendo entre 3 a 5 minutos de duração, formando, assim, uma trilha de aprendizagem.

Há 3 pilares que norteiam o Microlearning, sendo eles, a simplicidade, o tempo e o engajamento do aluno, trazendo, dessa forma, inúmeras vantagens para o docente e para o estudante.
Esse método é flexível, possibilitando diversos materiais de aprendizagem como podcasts, vídeos, pequenas entrevistas, quizzes, animações, mapas mentais e muitos outros, tornando o hábito de estudar e produzir materiais muito mais leve.

E você, já teve seu momento de aprendizado utilizando o Microlearning hoje?

Clique aqui e confira o vídeo elaborado pela Profa. Kátia Cristina Marcolino, utilizando a técnica inovadora de microlearning, sobre nômades digitais.

Ligamos para você!

receber ligação