Intoxicação Digital

  • Categoria :Destaques
  • Data :22 / abril / 2022

Intoxicação Digital

Todo mundo conhece alguém que não sai do celular nem para comer, ou fica  jogando  online a noite toda, mesmo tendo que ir trabalhar no dia seguinte, gente que não consegue ouvir uma notificação sem dar uma conferida mesmo numa reunião importante ou dirigindo. Muitas vezes, essa pessoa somos nós mesmos, e na hora que nos damos conta disso fazemos promessas de diminuir o uso da internet ou redes sociais e outras vezes, mesmo com parentes e amigos alertando, não damos atenção e seguimos nos perdendo, envolvidos e hipnotizados por toda essa tecnologia que deveria vir para facilitar a nossa vida e não nos impedir de vive-la.
Equilíbrio é a palavra chave para não acabarmos nos intoxicando por toda essa avalanche digital. Precisamos nos observar, observar nossos familiares, amigos e sinalizar ou procurar ajuda quando percebermos que estamos indo além dos limites.  Assim  podemos manter saudáveis relações sociais, profissionais  e saúde mental que nos garanta qualidade de vida, vida real.
Temos ainda muito o que aprender e nos beneficiar  com esse universo digital, mas precisamos  aprender a dominá-lo e não sermos escravizados por ele.
 
Quer saber mais sobre Intoxicação Digital? Assista à entrevista da professora e coordenadora dos cursos de Graduação em TI da FAEP, Kátia Marcolino, ao programa de televisão Bendita Hora, da Rede Vida. Clique aqui e assista!