A Abordagem Educativa de Reggio Emilia: Ideias Iniciais

Sobre o evento

Você já deve ter ouvido sobre o trabalho com as crianças de Educação Infantil fundamentado na Abordagem Reggio Emília. Reggio Emília é uma cidade na Itália que organiza as políticas públicas para a pequena infância de forma a respeitar os direitos das crianças de participarem de experiências educativas que possibilitem o desenvolvimento das potencialidades e a construção de personalidades investigativas, criativas, imaginativas.

O contexto histórico da gênese desta abordagem é a reconstituição do país e das suas cidades no pós – guerra. Este cenário político – educacional é diferente da situação brasileira, entretanto, precisamos pensar: no Brasil, respeita-se o direito das crianças de vivenciarem situações diversificadas em espaços com crianças de diferentes idades e adultos diferentes do grupo familiar?

No Brasil, a legislação voltada para a Educação Infantil transforma-se a partir da Constituição Federal de 1988 e, posteriormente, da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96). Esta etapa da Educação Básica passa a ser Direito da Criança em uma perspectiva de formação integral.

A Educação Infantil na cidade de São Paulo vem crescendo em reflexões graças aos esforços de grupos de professores, diretores, coordenadores pedagógicos, estudiosos e pesquisadores das Universidades quem vêm trazendo para os responsáveis pelas políticas públicas a discussão sobre esta etapa da Educação Básica.

Como podemos pensar a Educação Infantil de forma a considerar os Direitos das Crianças e atuar na concretização de uma Pedagogia da Infância que seja uma ação educativa que envolva a escuta, o olhar atento para as diferenças, as experiências em espaços diversificados, o brincar como atividade predominante, a aprendizagem significativa.

Será que vocês, professores, educadores ou pais brasileiros, seriam contrários a princípios como: pensar na escola como espaço de infinitas experiências que possibilitem a investigação de uma criança considerada competente, sendo que essas experiências explicitarão as aprendizagens e o desenvolvimento infantis?

OS PARTICIPANTES DO EVENTO PODERÃO ADQUIRIR EXEMPLARES DO LIVRO EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM REGGIO EMÍLIA COM 20% DE DESCONTO.

Valor
R$15,00
Pagar com PagSeguro

Sobre o palestrante

Débora Checchinato Casarini
Formação: Pedagoga
Faculdade de Educação da Unicamp
Especialista em Educação Multidisciplinar pelo ACTA Cursos Campinas
Especialista na Abordagem Educacional de Reggio Emilia – Instituto Singularidades São Paulo

Atualmente é pedagoga atuante na formação continuada de professores e coordenadores em escolas públicas e particulares de todo o Brasil, consultora para implantação de creches corporativas, consultora pedagógica e administrativa em escolas de Educação Infantil. Atuando pelo CEDUC (20 anos), hoje responsável pela terceirização de creches na Natura, na Avon e na Souza Cruz.

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