ESTUDANTES DE PEDAGOGIA APRESENTAM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E SÃO SURPREENDIDOS COM PUBLICAÇÃO EM REVISTA

• Categoria :Blog - Pedagogia
  • Data :21 / junho / 2021

Por que investigamos arduamente sobre uma situação que nos inquieta e nos acompanha a cada passo do curso de Graduação?
Queremos buscar argumentos para confirmar ou refutar nossas hipóteses sobre uma realidade que provocou um desejo “quase incontrolável” de pesquisar, ampliando nossos olhares, nossas escutas e todos os nossos sentidos. Essa busca incessante, muitas vezes, vem acompanhada de incertezas, temores e inseguranças, mas também, de encantamentos, alegrias, descobertas e conhecimentos.
Ao presenciarmos esta trajetória intensa, não podemos deixar de incentivar os alunos a compartilharem todo o seu processo de investigação, aprendizagens e registros com inúmeros interlocutores, dentro e fora da nossa instituição de Educação Superior.
Desta forma, entre os dias 28 de maio e 03 de junho de 2021, foram apresentados 20 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), elaborados por alunos da Graduação da Pedagogia da FAEP. Nos dias e horários das apresentações, além de uma banca examinadora, alunos de diferentes semestres do curso puderam estar presentes e participarem da comunicação oral e escrita das pesquisas e organizarem a própria síntese, embora provisória, sobre o tema tratado.
Destacamos que a banca que realizou o processo avaliativo contou com profissionais da Educação Básica e da Educação Superior, internos e externos, com ampla trajetória acadêmica e conhecimento aprofundado nos diferentes temas trabalhados. Destacamos trabalhos que abordaram: racismo, desigualdade de gênero, brinquedos e brincadeiras sob diferentes aspectos, leitura e escrita, impactos da pandemia, relações entre a escola e a família e outros assuntos extremamente significativos.
Essas apresentações, que reuniram teoria e prática, estavam repletas de criatividade, banhadas por rigor científico e entrelaçadas com a paixão de aprender e de compartilhar ideias, organizadas em materiais escritos. Por este motivo, não poderíamos parar na apresentação dos trabalhos.
Todos queriam mais!!!
Desta forma, a direção e a coordenação do Curso de Pedagogia, juntamente com os professores, decidiram considerar os apontamentos da banca examinadora para indicar trabalhos que, neste momento, poderiam estar compondo a 17ª Edição da Revista Científica da FAEP, Educação Integral: reflexões sobre educação na perspectiva da integralidade humana. Essa escolha não deve ser vista como um movimento meritocrático, porém, uma indicação necessária, considerando o trabalho de revisão e edição da Revista. Os trabalhos que não foram publicados expõem o brilho e o estudo das alunas e, portanto, os profissionais da educação da FAEP destacam que todos merecem uma avaliação positiva e que os alunos devem pretender a continuidade de suas pesquisas e registros escritos.
Todos os integrantes da FAEP estão extremamente orgulhosos dos trabalhos apresentados pelos alunos do oitavo semestre da Pedagogia, que revelam a qualidade da formação dos futuros Pedagogos.

Confira os artigos publicados na 17ª edição da Revista Educação Integral: Perspectivas da integralidade humana. Clique aqui

Para acessar as edições anteriores, clique aqui

Confira abaixo, algumas fotos das apresentações: