EQUILIBRIO

  • Categoria :Blog - Educação Financeira
  • Data :9 / abril / 2021

EQUILIBRIO

EQUILIBRIO

Minha esposa e eu gostamos de viajar em alguns fins de semana sozinhos e sem as crianças, é um momento a dois, onde tentamos esquecer toda a rotina de trabalho, atendimentos e reuniões e nos dedicamos um ao outro. Em uma das nossas viagens mais recentes, fomos para Brotas, interior de SP. Foi um fim de semana maravilhoso, fizemos rafting juntos pela primeira vez, tivemos uma ótima sessão de massagem, e no final do dia fizemos check-in no hotel onde reservamos um quarto lindo, novo e com um belo ofurô na área externa.

No dia seguinte após um belo café da manhã de fazenda, fomos explorar a área do hotel, onde havia um parque de cachoeiras privado, fomos conhecer e aproveitar as águas semigelada decorrente das nascentes da região. Ao voltarmos do passeio, nos deparamos com uma fita elástica, que estava esticada e ligada a duas arvores. No começo, nos custou lembrar o nome daquele troço, mas logo nos veio à mente o nome slackline. Como bom curioso, não perdi a oportunidade de tentar. Subi na fita, me apoiei na árvore e comecei a tentar me mover até ao outro lado da fita. Tentei uma, duas, três vezes e percebi o quão difícil é para mim e qualquer pessoa, se manter equilibrado e se locomover até o outro lado da fita.

Comecei então a investigar mais sobre esse jovem esporte que teve suas origens nos anos 80 nos Estados Unidos e ganhou força no Brasil em 2010. Descobri que além de ser um esporte completo, já que exige muito dos atletas, ele traz muitos outros benefícios para a saúde. Por se tratar de um esporte onde o equilíbrio é fundamental, não pude deixar de fazer uma comparação com a nossa vida como um todo e o quão importante, é termos equilíbrio para poder alcançar nossos objetivos. Descobri que o Slackline é considerado um esporte completo, porque ele alia a resistência física, a consciência corporal e a concentração e serão esses três aspectos que utilizarei para comparar esse esporte tão desafiando à nossa vida e saúde. Resistência Física: Assim como no slackline, quando falamos da nossa vida como um todo, muitas vezes não associamos nossa saúde ao sucesso profissional, mas a verdade, é que se não cuidarmos da nossa saúde, não nos exercitarmos, não nos alimentarmos bem e descansarmos o tempo necessário, não teremos as condições necessárias para tomar decisões de carreira e profissão conscientes e corretas.

Quando falamos da consciência corporal não posso deixar de associar com o nosso autoconhecimento, se a consciência corporal no slackline é importante para controlar seus movimentos e equilíbrio, na vida profissional, o autoconhecimento é fundamental para sabermos para onde queremos ir e onde queremos chegar na carreira que escolhemos, como identificar nossa vocação e ter estomago para tomar decisões importantes em nossa educação, ter um autoconhecimento é fundamental para definir seus objetivos profissionais, metas e sonhos e alinha-los com sua estratégia de carreira para curto, médio e longo prazo. E o que falar da concentração? No Slackline, seus olhos devem sempre estar fitos no objetivo, olhando o horizonte, sua meta, qualquer desvio de atenção, pode custar uma queda, um tropeço e o fim do jogo. É diferente na nossa vida profissional? Creio que não, pois uma vez que traçamos nossos objetivos e metas, se não nos concentramos neles e deixarmos que outras coisas desviem sua atenção, corremos o risco de nos desviarmos do objetivo e assim como tudo na vida, sempre que nos desviamos, ou temos que ir até um retorno, o que nos tomará mais tempo, ou corremos o risco e fazemos uma “manobra errada’’ que pode nos custar caro lá na frente, então estarmos concentrados em nossos objetivos profissionais é fundamental. Como foi possível notar neste artigo, podemos aprender e muito com este esporte novo, com tendências olímpicas e que nos traz tanto benefício para nossa saúde como um todo, assim como no slackline, o equilíbrio na vida profissional trará a você muito benefício então se exercite!

Por Fábio Santos, autor do livro: O ABC da Educação Financeira