Doação de roupa: faz bem para todos

• Data :15 / junho / 2022

Doação de roupa: faz bem para todos

A Faep em parceria com o Instituto Anjos Solidários, Instituto Viva Taipas, ONG Naesfica e CEU Taipas decidiram mobilizar a ação solidária #ÉDoandoQueSeAquece para arrecadação de roupas em decorrência às baixas temperaturas de São Paulo. Obtivemos aproximadamente, 400 peças!

A doação de roupa é uma boa ação que beneficia todo mundo. Quem doa libera espaço e quem recebe agradece, ainda mais em tempos de diferenças sociais tão gritantes na nossa sociedade. Todo mundo tem aquela peça que não serve mais, um casaco, uma calça e afins e, mesmo que não pareça muito, essas roupas podem fazer a diferença para outras pessoas.

Por isso, quando você decide doar roupas, tenha certeza que um ato aparentemente simples gera um grande impacto. Seja para uma pessoa ou uma família, as peças, que não servem mais para você, vão se renovar. Aqui, nós propomos entender a importância desse ato altruísta e transformador.

Em primeiro lugar, a doação é um ato de desapego. Criamos um afeto desnecessário com alguns objetos e por isso guardamos roupas que nunca mais vamos usar. Nesse caso, não seria muito mais útil entregar essas peças para alguém que realmente vai aproveitar?

Outro ponto interessante tem a ver com o nosso senso de civilidade. Compartilhar o que já foi útil para nós é um modo de manter essa chama acessa, criando oportunidades para pessoas com dificuldades financeiras que estão realmente necessitadas.

Além disso, você promove a sustentabilidade, já que estamos dentro de um sistema que desperdiça. A doação aumenta o tempo de uso da roupa, evitando que ela vá para os lixões e polua o meio ambiente.