Disciplinas Essenciais – Cursos Gratuitos para Alunos da FAEP

• Data :15 / setembro / 2021

Disciplinas Essenciais – Cursos Gratuitos para Alunos da FAEP

A Faculdade de Educação Paulistana – FAEP,  tem como política institucional e objetivo educacional possibilitar aos alunos a compreensão dos conteúdos de todas as disciplinas dos cursos de Graduação, Segunda Licenciatura e Formação de Professores (R2). Ao pensar na Educação Integral e continuada de todos os educandos, especificamente o público-alvo citado, esta instituição educativa prioriza a formação integral e continuada de todos.
Consideramos que os educandos se apropriam do conhecimento de forma diversificada, por esse motivo, precisam retomar suas dúvidas, dialogar sobre as questões que exigem o aprofundamento de conceitos não aprendidos e manter a interlocução com diferentes profissionais para considerar as diferentes formas de entender os itens dos conteúdos trabalhados
Neste sentido, a FAEP oferece aos alunos destes cursos encontros para retomada de “Disciplinas Essenciais”, com o objetivo de oportunizar uma revisão de conteúdos básicos, proporcionar aos estudantes apropriação de conhecimentos não compreendidos e sanar as possíveis necessidades de estudo de conteúdos básicos não aprendidos nos níveis de ensinos anteriores.
Segundo a coordenadora do núcleo EAD, Juliana Chagas, a revisão, estudo e reflexão dos conteúdos básicos são necessários para o aprimoramento curricular e desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, no curso superior.
Trata-se de um apoio dado pela instituição para o processo de aprendizagem dos alunos e possibilitando o estudo, que é de fundamental importância para a formação do discente.
A novidade para este semestre é o curso: “Competências Socioemocionais Essenciais para a Felicidade”.
Sabemos que a realidade atual, devido ao covid-19, nos trouxe muitos desafios em diferentes aspectos e um turbilhão de sentimentos. Lidar com tudo isso e manter o foco nos nossos objetivos é uma jornada que envolve a pessoa de forma integral: intelectual, afetivo, social e físico. Desta forma, consideramos que este curso é extremamente essencial para refletir sobre as competências sociais e emocionais, que são fundamentais para a apropriação de conhecimentos. Portanto, a temática do curso poderá ser útil para pessoas de diferentes idades e em todos os espaços de atuação dos participantes: vida acadêmica, profissional, pessoal – ressalta a coordenadora.

Ao final de cada curso, será emitido um certificado de participação, com a carga horária de 10 horas, desde que o aluno realize as atividades propostas e participe em, pelo menos, 75% da carga horária, que será válido também para contagem de horas em Atividades Complementares.