Dia do Professor

  • Categoria :Sem categoria
  • Data :15 / outubro / 2019

Dia do Professor

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” Paulo Freire

A dialogicidade entre professores e alunos implica em uma relação, na qual ambos se constituem como sujeitos em um processo compartilhado de mútuas aprendizagens.
A relação pedagógica só acontece de verdade no processo de diálogo entre os envolvidos na ação educativa. Nessa relação, o professor precisa, com recursos da didática e com o movimento de afetar- se pelo outro, possibilitar o envolvimento do aluno com o elemento cultural, de tal forma que ele se constitua em um sujeito de vontade. Portanto, a aprendizagem só ocorrerá em uma relação profundamente democrática, em que o professor persuade o educando com profundo movimento de diálogo. Nesta trajetória, ambos se transformam, organizam e reorganizam suas ideias.
Neste sentido, podemos analisar as múltiplas construções desencadeadas pela herança do mestre Paulo Freire, quando afirma que “quem ensina aprende ao ensinar” e “quem aprende ensina ao aprender’, porque o diálogo, que se estabelece na relação pedagógica, só poderá existir, se houver reflexões e retomadas que transitam nas interações e transformam educador e educando.
Esta amorosidade presente na relação pedagógica é constituída pelo verdadeiro mestre – professor na ação educativa.