Dia da Pizza

  • Categoria :Blog - Gastronomia
  • Data :10 / julho / 2019

Dia da Pizza

Texto de Sandra Zarpelon

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho no Brasil.

A data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros: a pizza.

Sua origem, na forma como comemos hoje redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu em Nápoles, Itália, por volta do século XVIII.

Só que a massa em forma de disco assada em forno e com cobertura é uma criação bem mais antiga. Segundo o livro História da Alimentação (FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo), tudo começou há 6 mil anos com uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”, consumida por hebreus e egípcios. Três séculos antes de Cristo, os fenícios acrescentaram cobertura de carne e cebola. A ideia foi absorvida pelos turcos e, durante as Cruzadas, no século XI, o pão fino e redondo deles chegou ao porto de Nápoles. Os napolitanos aperfeiçoaram a receita com trigo de melhor qualidade e novas coberturas, como o queijo. Só mais tarde, no século XVI, o tomate, vindo da América, foi incorporado à pizza.

Uma das histórias que solidificaram a popularização de pizza na Itália ocorreu em 1889, quando Raffaele Esposito, o famoso chef de pizza de Nápoles, fez três pizzas para Umberto I, então Rei da Itália e sua esposa, a Rainha Margherita di Savoia.

Ficando bastante curiosa a respeito desse novo produto, a rainha ordenou que os guardas lhe trouxessem um desses pães da Pizza. A rainha gostava muito de pães e comia-os toda vez que estava fora do meio do povo, o que causava certa consternação nos círculos da corte.

Para homenagear a rainha que era tão amada por seus súditos, Raffaele decidiu fazer uma pizza muito especial só para ela. Ele assou uma Pizza coberta com tomates, queijo Mozarella e manjericão fresco (para representar as cores da bandeira italiana: vermelho, branco e verde).

Isso se tornou a pizza favorita da rainha Margherita. Quando se espalhou a notícia de que essa era uma das comidas favoritas da rainha, ela se tornou ainda mais popular entre os italianos.
Mas a popularização mundial da pizza aconteceu mesmo com os norteamericanos ao término da 2ª Guerra Mundial. Nesta época, os soldados que voltavam das frentes europeias trouxeram consigo uma referência gastronômica de pizzas por terem experimentado o produto nas regiões que estiveram.
Durante a década de 1950, outra grande promoção para a pizza ocorreu através de muitas celebridades americanas de origem italiana começaram a promover a pizza. Mais notavelmente Frank Sinatra, Jerry Colonna, Jimmy Durante e o astro do beisebol Joe DiMaggio.

Assim como no resto do mundo, a pizza se tornou muito popular no Brasil. A história da pizza no Brasil começa logicamente em São Paulo, trazida por imigrantes italianos, no final do século XIX. Os imigrantes foram quem trouxeram a pizza para o Brasil.

A partir da década de 50, as pizzas se tornaram populares em todo território brasileiro. A história da pizza no Brasil cresceu e hoje somente em São Paulo, existem mais de 12 mil pizzarias, além de lanchonetes e padarias que vendem pizzas e cerca de 1 milhão de pizzas são consumidas por dia só na cidade de São Paulo.

Com certeza a pizza é uma das “queridinhas” como opção gastronômica na cidade de São Paulo. Ficou estabelecido uma data comemorativa para ela, o dia 10 de julho, é comemorada o dia da Pizza no Brasil.