Objetivo
O principal objetivo do curso de graduação em Redes de Computadores é formar profissionais com perfil além do tecnológico que também desenvolvam habilidades para contribuir tanto na estratégia do negócio como na gestão, podendo mudar a visão das empresas sobre a forma que costumavam enxergar a área de tecnologia e passando a vê-la como essencial para o sucesso do negócio.
Público-Alvo
O profissional de redes é o principal responsável por projetos de redes e por manter a infraestrutura de TI das empresas em funcionamento, mantendo suas aplicações e serviços operantes.
Deve possuir uma visão inovadora, podendo orientar, sugerir e adquirir tecnologias que agreguem valor.
É capaz de solucionar problemas, monitorar, configurar e testar toda a infraestrutura para que a comunicação de dados aconteça sempre de forma eficiente e com segurança.
Matriz Curricular
- ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
- FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
- FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA
- INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- SISTEMAS OPERACIONAIS
- INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E COMPETITIVIDDE
- GESTÃO DE PROJETOS
- FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
- SISTEMA DA INFORMAÇÃO PARA GESTÃO
- BANCO DE DADOS I
- LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
- DIREITO DO TRABALHO E LEGISLAÇÃO SOCIAL
- REDES DE COMPUTADORES
- GOVERNANÇA DE TI
- MATEMÁTICA FINANCEIRA
- GESTÃO DO CONHECIMENTO
- PROJETO INTEGRADOR I
- ARQUITETURA DE SERVIDORES
- TECNICAS DE SWITCHING
- SEGURANÇA FÍSICA E LÓGICA DE REDES
- ESTATÍSTICA
- PROJETO INTEGRADOR II
- 1920 horas
Diferenciais
• Professores preparados – Nosso corpo docente é formado por professores altamente engajados – experientes e atuantes no mercado de trabalho, que sabem transmitir não somente o conhecimento técnico, mas também suas vivências e experiências de sucesso.
• Atividades práticas – O programa de ensino do curso de Redes valoriza a profissão na prática e visa uma rápida inserção dos alunos no mercado de trabalho. Para isso, você será incentivado a participar de atividades práticas, desde o primeiro semestre, desenvolvendo suas competências e preparando-se para os reais desafios da profissão.
• Biblioteca – Nossos alunos contam com um completo acervo bibliográfico, com quase 300 mil volumes, títulos periódicos impressos e multimeios (vídeos, DVD e CD-ROM), além dos mais de 15 mil e-books distribuídos na Biblioteca Virtual e Minha Biblioteca*. Além de poder consultar o acervo físico do Sistema de Bibliotecas fisicamente, os alunos também têm acesso ao acervo por meio da página virtual da Biblioteca.*
• Os cursos Tecnológicos na FAEP, também oferecem certificação intermediaria a nossos alunos no final de cada semestre.
2° Semestre – Assistente de TI
4° Semestre – Analista de Redes Trainee
Mercado de trabalho
Com a chegada da internet das coisas, indústria 4.0 entre tantas outras novas tecnologias, a demanda para os profissionais de rede vem aumentando intensamente.
Esse profissional deixa de ter um perfil apenas tecnológico e passa a desenvolver habilidades para contribuir tanto na estratégia do negócio como na gestão, podendo mudar a visão das empresas sobre a forma que costumavam enxergar a área de tecnologia e passando a vê-la como essencial para o sucesso do negócio
Área de Atuação
Nesse mundo em constante transformação tecnológica, profissionais na área de tecnologia da informação são uns dos mais requisitados e ocupam papeis cada vez mais estratégicos nos negócios. Esses especialistas encontram ampla oferta de oportunidades no mercado de trabalho, em todos os segmentos, em todas as regiões do país e até mesmo no exterior.
Funções relacionadas à tecnologia são as que mais geram empregos atualmente. Estima-se que em um futuro próximo, não exista mão de obra qualificada suficiente para suprir a demanda mundial de pessoas que atuam nessa área.
Com o aumento das responsabilidades e exigências de mercado, é fundamental que desenvolvam novas habilidades além dos conhecimentos técnicos. O profissional da área de T.I. precisa apresentar outras competências (soft skills), como: comunicação, negociação, pensamento criativo e facilidade em trabalhar em equipe. Uma graduação que ofereça conhecimentos técnicos e trabalhe simultaneamente as competências socioemocionais garante que seus alunos se adaptem com mais facilidade, resiliência às mudanças profissionais ao longo tempo e que sejam capazes de planejar e conduzir seu futuro profissional.