Graduação

Pedagogia

Objetivo

I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.

Público-Alvo

Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.

O curso destina-se também a graduados e licenciados em diferentes áreas que queiram ampliar suas reflexões sobre o processo educativo

Matriz Curricular

  • História da Educação
  • Leitura e Interpretação de Textos
  • Psicologia da Educação
  • Introdução à Educação a Distância
  • Ética e Cidadania
  • Didática e as Concepções Pedagógicas I
  • Filosofia e Sociologia
  • Ludicidade e Educação
  • Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil
  • Avaliação da Educação e da Aprendizagem
  • Alfabetização e Letramento
  • Teorias de Currículos
  • Educação Inclusiva
  • Literatura Infantojuvenil
  • Conteúdo e Metodologia do Ensino de História e Geografia
  • Psicomotricidade e Movimento
  • Legislação Educacional e Políticas Públicas em Educação
  • Conteúdo e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
  • Conteúdo e Metodologia do Ensino de Educação Física
  • Gestão dos Processos Educacionais
  • Conteúdo e Metodologia do Ensino da Matemática
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
  • Educação Fora dos Ambientes Escolares
  • Educação Ambiental e Conteúdo e Metodologia do Ensino de Ciências
  • Libras
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Atividades Complementares
  • Práticas Pedagógicas
  • Estágio Supervisionado

Diferenciais

• Formação profissional que assegura a construções de subsídios teóricos e práticos para refletir sobre o processo educativo, considerando as estruturas micro e macro.
• Desenvolvimento de potencialidades e habilidades para o exercício da docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.
• Organização de um referencial teórico – prático para exercer a gestão educacional em diferentes níveis e modalidades, bem como, integrando os processos de planejamento e execução das políticas públicas.
• Projeto político – pedagógico do curso construído com a comunidade educativa, o qual inclui várias instâncias diferenciadas de participação do educando no processo de gestão.
• Acompanhamento do processo educativo dos educandos com propostas de apoio e possibilidades de reorganização didática e metodológica.
• Biblioteca física e virtual com uma multiplicidade de títulos e possibilidades de pesquisa e aprofundamento.
• Alta empregabilidade no mercado, atendendo as suas demandas específicas na área da educação.

Mercado de trabalho

O licenciado em Pedagogia pode exercer múltiplos cargos e funções:

• Em escolas: professor de educação infantil e de ensino fundamental até o quinto ano, incluindo a educação de jovens e adultos e a educação especial, diretor de escola, coordenador pedagógico, orientador educacional e supervisor escolar;
• Em hospitais: professor, recreacionista, coordenador do trabalho pedagógico com crianças internadas.
• Em empresas: na área de formação de recursos humanos
• Em associações, museus, bibliotecas, brinquedotecas, hotéis, clubes, parques, eventos e outros espaços que pretendem trabalhar com intenções educativas de forma profissional.

Área de Atuação

O pedagogo pode realizar inúmeros trabalhos envolvendo o processo educativo, como por exemplo:

  • Ministrar aulas na educação infantil e no ensino fundamental e em todas as modalidades de ensino: participar de planejamentos, organização e realização de ações e projetos, acompanhando o processo de aprendizagem dos educandos;
  • Organizar os processos pedagógicos que, na educação, inclui as questões administrativas na função docente, como diretor, coordenador pedagógico, orientador educacional e supervisor escolar;
  • Planejar, organizar ações e executar projetos em diferentes espaços educacionais;
  • Planejar e executar a formação de trabalhadores em diferentes empresas, envolvendo o setor de recursos humanos.

 

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