Bacharelado? Licenciatura? Tecnólogo???

  • Categoria :Destaques
  • Data :19 / dezembro / 2020

Bacharelado? Licenciatura? Tecnólogo???

Duração, foco da formação, tipo de diploma: esses são apenas alguns aspectos que diferenciam os modelos de graduação ofertadas no Brasil. Pensando em ajudá-lo a entender essas variações de categoria, preparamos este post com as informações que você precisa saber antes de decidir qual caminho seguir. Vamos conferir?

Você sabia que existem diferentes tipos de Graduação? De acordo com o Ministério da Educação (MEC), existem três tipos de graduação que podem ser realizadas, sendo cada uma delas destinada a um tipo de especialização. São elas: bacharelado, tecnólogo e licenciatura.

Saiba um pouco mais sobre cada uma delas, quais suas principais características, sua duração média, o público a quem se destinam e escolha a que melhor se encaixa com suas ambições.

BACHARELADO

Sendo o mais tradicional e conhecido de todas as graduações, o bacharelado é um curso que capacita pessoas para que elas sejam aptas a trabalharem em uma área de sua formação. Por exemplo, se você faz Teologia, se torna capacitado a atuar como teólogo, capelão, pesquisador, escritor e outras profissões que compõem esse meio.

O bacharelado é um curso amplo e com matérias abrangentes, que ensina ao aluno cada modalidade competente à área escolhida por ele, o que permite que ele possa conhecer um pouco de cada atividade que pode ser exercida dentro da profissão desejada.

Dessa maneira, ele sairá da graduação apto a ingressar no mercado de trabalho como um profissional bem treinado e qualificado. Além das aulas em sala de aula, na maioria dos casos, o aluno de bacharelado também precisará realizar um estágio em sua área enquanto estiver cursando a graduação.

Público destinado

Por possibilitar o contato com diversas modalidades de uma área, o bacharelado é indicado para jovens que querem começar uma carreira e que ainda não têm tanta certeza em que profissão exata quer atuar.

No decorrer do curso, o aluno poderá formar sua opinião sobre cada variante de sua profissão e, futuramente, poderá focar em uma só modalidade por meio de uma Pós-Graduação ou MBA.

Tempo de duração

O bacharelado pode durar de três a seis anos, dependendo do curso escolhido. Uma exceção é a graduação de Medicina que, por ser mais ampla e por demandar mais horas de estudos, pode levar de oito a nove anos para ser concluída.

Na FAEP temos os cursos de Administração, Educação Física e Teologia na categoria de Bacharelado.

TECNÓLOGO

Os cursos superiores tecnológicos também são um tipo de graduação, porém, ao contrário do que muitos pensam, são bem diferentes dos cursos técnicos que não tem o mesmo grau acadêmico.

Por ter a duração de 2 a 3 anos, a graduação Tecnológica é ideal para quem deseja obter uma formação mais rápida e com abordagem voltada à área escolhida. Isso permite uma inserção mais rápida no mercado de trabalho.

Na FAEP os cursos dessa categoria são: Gastronomia, Comércio Exterior, Recursos Humanos, Logística, Marketing, Sistemas para Internet, Redes de Computadores, Gestão da Qualidade, Gestão Pública e Gestão Financeira.

Público destinado

Os cursos tecnológicos são indicados para pessoas que já sabem em que área querem atuar e que estão prontas para exercerem uma profissão específica. Eles também são adequados para profissionais que já estão em uma área e querem ter mais conhecimento sobre alguma modalidade específica dentro de sua profissão.

Tempo de duração

Os cursos tecnológicos, por serem mais focados do que as demais opções, são mais enxutos e duram de dois a três anos, dependendo do curso escolhido.

LICENCIATURA

A graduação Licenciatura tem algumas semelhanças com a de Bacharelado. A duração aproximada é a mesma (ou seja, de 4 a 6 anos) e a estrutura da grade curricular também capacita o aluno para exercer carreira na área de interesse. No entanto, o diferencial dessa modalidade é que os profissionais formados estarão aptos para atuar como professores e ministrar aulas na educação básica — ensino fundamental e médio.

Justamente por isso, o público-alvo das graduações do tipo Licenciatura é composto por pessoas que querem se tornar educadores. Para dar aulas em turmas do 6º ao 9º ano, o graduando precisa cursar Licenciatura em um campo específico do conhecimento, como Artes VisuaisMatemáticaEducação Física etc.

Já aqueles que almejam atuar na educação infantil, bem como nos cinco primeiros anos do fundamental, o mais recomendado é escolher um curso de Pedagogia. Além disso, vale ressaltar que existem graduações oferecidas tanto na modalidade Bacharelado quanto na Licenciatura. Os principais diferenciais, nesses casos, serão o foco das disciplinas e o tipo de diploma.

Vamos tomar como exemplo a graduação em Educação Física. No Bacharelado, o curso tem como foco preparar o aluno para atuar em academias, fazer pesquisas científicas etc. Já na Licenciatura, o objetivo é capacitar educadores para lecionarem essa disciplina nas escolas.

Entre as licenciaturas oferecidas pela FAEP, temos os cursos de Pedagogia, Artes Visuais, Educação Física, Letras e Matemática. Assim como no bacharelado, esses estudantes também precisam realizar estágios em sua área durante o curso, pois isso contará como matéria prática para que eles se tornem mais capacitados a darem aulas como profissionais bem treinados.

Público indicado

As licenciaturas são indicadas para aquelas pessoas que querem seguir uma carreira no setor Educacional, como por exemplo, sendo professores, gestores educacionais, supervisores escolares etc dependendo da formação escolhida.

Tempo de duração

A licenciatura pode levar de três a quatro anos e meio para ser concluída, dependendo do curso escolhido pelo estudante.

Metodologia das Aulas

As aulas dos cursos Tecnólogos são voltadas mais à prática, pois, com um tempo curto de duração, o objetivo é que os alunos saibam de fato aplicar o que viram em sala de aula no dia a dia da profissão. Na modalidade Bacharelado, a carga teórica é bastante presente, garantindo ao estudante um conhecimento mais generalizado sobre a área escolhida.

O mesmo acontece no caso da licenciatura. Contudo, na grade curricular desse tipo de graduação, também estão inseridas disciplinas que capacitam o aluno para se tornarem educadores, como Psicologia da Educação, Didática etc.

Você sabia que a FAEP oferece todas as opções de cursos citadas neste post? Assim, além de poder escolher aquele que mais tem a ver com o seu perfil, você conta com o auxílio de professores e tutores mestres e doutores, atuantes no mercado de trabalho o que possibilita ao aluno a análise de temas atuais e tendências mercadológicas. Além disso, periodicamente, são oferecidos eventos gratuitos com convidados externos para que os alunos possam compartilhar experiências e terem uma visão macro do mercado em que irão atuar e assim estarem aptos e competitivos ao mercado.

O profissional já formado em uma das categorias acima, poderá ainda obter uma outra formação de forma rápida através da Complementação Pedagógica.

 

FAEP – Faculdade de Educação Paulistana – A 1ª Faculdade da Parada de Taipas