Apresentação do Projeto Integrador – Gastronomia

• Categoria :Blog - Gastronomia
  • Data :3 / junho / 2021

Apresentação do Projeto Integrador – Gastronomia

A alimentação faz parte da alma de um povo, daí a importância de reconhecer o caráter cultural e histórico dos hábitos alimentares. Esse projeto foi realizado pelos alunos do 1° semestre do Curso de Gastronomia tendo referencial básico a disciplina de Cozinha Brasileira, aplicando a interdisciplinaridade com as demais disciplinas do semestre.

Escolheram desenvolver um prato que se encaixa dentro do Bioma Cerrado Brasileiro que foi constituído do uso de ingredientes como a mandioca, linguiça e o queijo canastra.

Para o projeto do segundo semestre, o tema foi: Um passeio pela Cozinha Internacional. Envolveu uma pesquisa sobre receitas e ingredientes da cozinha internacional e europeia , pensando na montagem de um cardápio ao qual às preparações de diversas partes do mundo se harmonizem formando assim um menu que faça coerência. Deverá ser composto de uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

Entradas:

Folhado de beterraba com molho de iogurte

Salada Caprese com pesto de manjericão

Pratos Principais:

Ravioli de Espinafre com ricota e molho ao sugo

Zucchini Ripieni

Sobremesas:

Crepe de chocolate com coulis de frutas vermelhas

Banana caramelada

Tema: CERVEJA NA COZINHA
O projeto do quarto semestre, envolveu uma pesquisa sobre os tipos de cervejas e as possíveis harmonizações entre os seus ingredientes para a elaboração de um cardápio que contenha uma entrada, um parto principal e uma sobremesa. A Cozinha Contemporânea deve ter destaque na produção das receitas nas mais variáveis vertentes que representem essa cozinha.

Ceviche de banana da terra com touile salgada – cerveja no leite de tigre.

Cuscuz Tropicana- feito de carne de caju e cuscuz hidratado com cerveja

Releitura de Vaca Atolada – feita na cerveja preta, uma musseline de mandioca e uma espuma de coentro.

Pudim de cumaru com calda de cerveja – a receita do pudim também levou cerveja.

Gostou? Conheça o curso de Gastronomia da FAEP