Estudantes da FAEP participam de Visita Técnica ao Porto de Santos

• Data :16 / março / 2022

Estudantes da FAEP participam de Visita Técnica ao Porto de Santos

Por Prof. Adilson Ferreira – Coordenador dos Cursos de Graduação nas áreas de Gestão e Administração

Em 12 de Março de 2022, aconteceu a visita técnica ao Porto de Santos. A comitiva contava com os estudantes dos cursos de Administração e Tecnólogos de gestão, além de estudantes de Pedagogia, também do Prof. Wagner e equipe, representando a Atlaedu que organizou todo roteiro, visitas técnicas e explanações sobre os mais diversos assuntos do sistema portuário, além da Profª Rosângela Reis, Coordenadora dos cursos de Licenciatura  e Prof. Adilson Ferreira, Coordenador dos cursos de Administração e tecnólogos de Gestão da FAEP.

O objetivo da visita técnica foi proporcionar aos nossos estudantes o entendimento do maior e mais moderno sistema portuário brasileiro e da América Latina. Dos temas abordados, podemos citar os mais importantes que foram elucidados , tais como são os Processos de produção, Mercadologia e Marketing, Gestão de Pessoas, gerenciamento de riscos e empreendedorismo.

No Porto de Santos, pudemos entender por meio das explicações do Prof. Wagner, toda a estrutura portuária, características da gestão portuária, macroeconomia e seus impactos, logística internacional, afretamento de navios e contêineres assim como todo o desembaraço aduaneiro. Tivemos uma uma visão muito rica e cheia de detalhes do processo da Receita Federal e Alfândega de Santos, além de passarmos em frente ao prédio da Alfândega.

Não deixamos de fazer a visita ao Museu do Café, que realmente fez a diferença em toda a história desse grão que veio do continente africano, e se deu tão bem aqui no Brasil, precisamente em São Paulo, no qual fez a disseminação da cultura do café para o mundo. Lá, nesse museu, é onde foi a Bolsa do Café, onde aconteciam todas as negociações de mercado, ao lado do Porto de Santos, facilitava a vazão logística. Realmente foi uma fase importante do Brasil, local tão próximo de nós que muitas vezes não exploramos, assim como outros museus cobertos de história do nosso país.

Tivemos ainda a oportunidade de fazer a visita e estar presente em uma escola de qualificação de mão de obra portuária, a INCATEP que é um instituto internacional líder no mercado de recrutamento, seleção e treinamento para trabalhadores portuários, no qual pegamos ainda um trecho de uma das aulas de formações técnicas das normas NR 35, na qual é uma formação específica para quem trabalha em altura, e na abordagem podemos até entender melhor sobre os riscos gerais quando envolve equipamentos, pessoas e altura.

Nessa escola também, pudemos ter a experiência de operar maquinário utilizado no sistema portuário, por meio de simuladores profissionais os quais são utilizados para a formação dos profissionais que atuam no Porto de Santos e demais portos do país e do mundo.

Vimos o outro lado do Porto, agora por águas do canal de Santos em meio a um passeio muito gostoso de escuna, prestigiamos as belezas naturais assim como as dos navios gigantes que ali estavam, e mais histórias sobre todo o sistema portuário.

A ideia foi imergir nossos estudantes em um cenário que mesmo estando próximo a São Paulo, para muitos ainda era desconhecido, cenário este que é cheio de oportunidades interessantes às mais diversas áreas de atuação sendo elas no meio administrativo, no meio operacional entre outras áreas. Na situação foram evidenciadas as possíveis profissões, concursos e qualificações necessárias para concorrer aos cargos.

Gratidão a todos os participantes pela empreitada em busca de mais conhecimentos para complementar suas formações acadêmicas.

Confira algumas fotos:

visita técnica porto de santos