Afinal, o que é Teologia Pública?

  • Categoria :Blog - Teologia
  • Data :3 / julho / 2020

Afinal, o que é Teologia Pública?

Por Prof. Ms Mizael Pinto de Souza, professor do curso de Graduação em Teologia da FAEP

 

A Teologia é um saber milenar, tão antigo quanto a filosofia, nascendo junto com esta entre os filósofos gregos.

Popularmente ela é definida como o “estudo sobre Deus”. Mas essa compreensão é muito limitada, como poderíamos conhecer o próprio Deus? Em que nível de conhecimento estamos falando?

Enfim, na verdade a trata muito mais do que os homens falam sobre Deus, o divino, o Sagrado, do que propriamente decifrar o que seja esse mistério. Assim, a Teologia é uma fala dos homens acerca daquilo que nosso mundo ocidental nomeia como Deus.

Bem, mas onde entra a Teologia Pública aí?

Para entender o que ela é, já demos o primeiro passo, falamos o que seria a teologia. O segundo, seria pensar que esse saber, ao longo da história, se articulou em diversos campos: teologia filosófica, que estuda o sagrado a partir da filosofia; teologia bíblica, que tenta entender os textos bíblicos na época em que foram escritos; história da teologia, que estuda o que os teólogos falaram sobre o sagrado no decorrer da história; teologia sistemática, que tenta refletir no sentido da mensagem religiosa para os dias atuais, e, a chamada Teologia Prática, que reflete sobre como esse saber sobre o sagrado pode ser pensado para o cotidiano das pessoas, e é aí que entra a Teologia Pública.

A Teologia Pública pode ser considerada dentro da Teologia Prática, pois ela reflete sobre o que a Teologia tem a dizer para os problemas do cotidiano das pessoas, sobre a sociedade, daí alguns teólogos públicos dizerem que toda Teologia é Pública, pois nenhuma Teologia poderia deixar de falar para as pessoas.

Contudo, quando pensamos em cotidiano, imediatamente nos vêm à mente problemas que chamamos de “práticos” tais como, o que vou comer no almoço, será que o trânsito está bom hoje? E se eu me atrasar para o trabalho? A escola da minha filha vai entrar em greve e o boletim dela tem muitas notas vermelhas, etc.

Perceba que, por detrás dessas falas temos questões essenciais que tocam o nosso mundo sócio-político como, a problema da fome; dos serviços públicos de transporte e educação; problema econômico do desemprego. Ou seja, questões que tem a ver com as políticas públicas.

Assim, a Teologia Pública trará uma reflexão sobre essas questões a partir do seu lugar de fala, ou seja, a fala sobre o Sagrado. Seria condizente com o discurso Teológico uma fala que dissesse que o Sagrado e a Religião reforçam a má ingerência política em relação às questões públicas? Um discurso que diz que Deus que não está preocupado com o trabalhador que ganha mal e não tem dinheiro para dar de comer ao filho? Seria correto dizer que Deus está ao lado de grandes milionários enquanto outros trabalhadores passam fome? A Teologia Pública diz que não, a Teologia Pública diz que qualquer discurso que pense a divindade, o Sagrado deve ser de respeito à vida, à justiça social, à dignidade humana em todas as suas dimensões.

Se você quer aprender um pouco mais sobre essas e outras questões, a FAEP oferece o curso de Bacharel em Teologia que dá a oportunidade de aprender cada vez mais sobre o fascinante mundo dessas e outras ideias sobre o divino, o Sagrado, o que o Ocidente chama de Deus.