A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPREGO

  • Categoria :Destaques
  • Data :15 / janeiro / 2021

A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPREGO

No evento do último dia 11 a psicóloga Fátima Cristina e a professora da FAEP Edilaine Daniel esclareceram diversas dúvidas e deram várias dicas sobre comportamento não só durante um processo seletivo, mas sobre comportamentos anteriores ao processo de recrutamento e seleção que influenciam no processo decisório. Um dos tópicos dicutidos foi o comportamento nas redes sociais, que apesar de muitas não admitirem, cada vez mais, as organizações vêm utilizando as redes sociais no processo de seleção para preencher vagas oferecidas.

Às vezes o candidato pode atribuir a dificuldade de conseguir um emprego por x ou y motivos, mas não se atenta ao seu comportamento em suas redes. Ao enviar o currículo, as empresas podem ou não solicitar que o candidato informe se tem perfis na Web e quais são eles. Com os próprios perfis, ou através de perfis falsos, as empresas adicionam os candidatos e acompanham suas postagens sejam em seus perfis ou em grupos para avaliar a postura, a sinceridade, as características e se as habilidades estão condizentes com o que foi apresentado no currículo escrito.

Estima-se que a cada 10 perfis visualizados, 6 são descartados no primeiro processo de seleção, por transmitir na “vida virtual” uma imagem de indivíduo com preconceitos, vícios, mau humor, irresponsabilidade, desrepeito, falta de ética entre outros. As organizações enxergaram nas redes sociais uma fonte de pesquisa para obter mais assertividade no processo de seleção, onde muitas vezes o profissional não se dá conta que é prejulgado pelo conteúdo que posta e através das fotos. Lembrando-nos o ditado, em que tudo que dizemos (hoje através de postagens) pode ir contra ou a favor de nós mesmos. (Disponível em https://www.rrpponline.com.br/site/a-influencia-das-redes-sociais-no-processo-de-selecao/#:~:text=Estima%2Dse%20que%20a%20cada,v%C3%ADcios%2C%20mau%20humor%20e%20irresponsabilidade.)

No curso de graduação em Recursos Humanos da FAEP é apresentado aos alunos a seleção como uma tarefa extremamente minuciosa, por isso investimos na formação voltada à conhecimentos em processos de recrutamento e seleção a fim de que os futuros profissionais possam minimizar erros nas contratações

Você acha que não está sendo observado e que tem privacidade na Web? Está seguro sobre a sua imagem e seu perfil na internet? Assista a gravação do nosso evento e reflita sobre este assunto que interessa a quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Clique Aqui