A importância e objetivos das aulas práticas para o curso de Graduação em Redes de Computadores.

• Categoria :Blog - Redes de Computadores
  • Data :14 / janeiro / 2022

por ADILSON DO NASCIMENTO FERREIRA coordenador dos cursos de Gestão da FAEP.

No atual cenário no Brasil, com 12,6 milhões de desempregados no 3º trimestre de 2021 segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, na área de Tecnologia da Informação como um todo, o portal Canaltech estimava  em julho de 2021, que haveriam 408 mil postos de trabalho para profissionais até 2022, ou seja, é a área que mais tem vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Existe uma visão acertada de que quando um profissional busca entendimento e aprimoramento sobre uma área que ele possa atuar e ter acesso de uma maneira mais rápida, são através dos cursos tecnológicos, que, na atualidade são os cursos mais procurados e são de grande aceitação pelo mercado. Como exemplos podemos citar os cursos das áreas de Gestão, cursos das áreas de Tecnologia da informação, Estética, saúde e prestação de serviços.

No âmbito da formação profissional, nós da FAEP entendemos a necessidade  de desenvolvimento das “hard skills”, que é o desenvolvimento das habilidades técnicas, partindo de uma perspectiva prática, aplicando em cenários simulados e buscando a evolução das habilidades pessoais do indivíduo, contribuindo para sua formação e o preparando para enfrentar o mercado de trabalho de modo a sair preparado para os desafios de suas áreas de atuação escolhidas.

É importante ressaltar que as “soft skills” são tão importantes quanto as “hard skills”, pois estas são consideradas as habilidades pessoais de cada indivíduo, que envolvem habilidades de adaptabilidade, resiliência, empatia que culminam nas questões do desenvolvimento dos trabalhos em equipe, na administração da ‘pressão”, das tomadas de decisões e inteligência emocional. As soft skills são muito importantes na formação de times de alta performance, cujo conseguem somar suas habilidades e competências com um único objetivo.

O mercado de trabalho está cada vez mais absorvendo profissionais que resolvam problemas de negócios, que propõem economia monetária e que tenham uma visão abrangente sobre os mais diversos assuntos, buscando soluções para alavancar os resultados das empresas.

Nosso curso de Tecnologia em Redes de Computadores por exemplo, busca proporcionar ao aluno uma vivência simulada casando com a prática dentro de uma abordagem técnica do mais alto nível, proporcionando uma degustação dos mais diversos assuntos e soluções tecnológicas que são tratados nas pequenas, médias e grandes empresas da atualidade, propiciando um enriquecimento das habilidades técnicas, visão de negócios e mais do que isso, um know how válido como experiência nas resoluções de problemas das empresas que irão atuar e/ou que já atuam.

A ideia é sempre propor problemas em cases, cujo são na maioria das vezes trazidos de uma situação que aconteceu ou que está acontecendo no mundo real, propondo investigações sobre possíveis causas, formas de fazer, observando documentações técnicas, também aplicando metodologias estudadas, por fim, buscando montar de forma documentada a construção das soluções de problemas, ou até mesmo desenhos de projetos para que de forma prática estejam sempre aplicando e desenvolvendo seus conhecimentos práticos, alinhados aos conhecimentos teóricos.

São abordados os mais diversos frameworks assim como tecnologias atuais de mercado, fomentando uma riqueza de metodologias usadas e, são evidenciados cenários  diversificados para cada realidade de negócios, saindo do mundo irreal, trazendo todos para uma realidade mais consistente de primeiro emprego, sem propor apenas discussões sobre grandes infraestruturas de empresas milionárias. A FAEP ainda propõe workshops, palestras, troca de experiência  com profissionais de mercado e aulas práticas, fazendo com que essas abordagens sejam de forma natural a cada passo na formação desses alunos, e faz com que a qualidade dos cursos seja cada vez maior.

Veja algumas fotos de nossos alunos.