A importância de um espaço em casa para aprimorar os estudos – Presenciais e o EaD

  • Categoria :Blog - Pedagogia
  • Data :8 / abril / 2020

A importância de um espaço em casa para aprimorar os estudos – Presenciais e o EaD

Por Ednalva Servilha, professora do curso de Graduação em Pedagogia da FAEP    

É imprescindível reservar um espaço físico para os seus estudos e, como nem sempre temos um local disponível, precisamos organizar um cantinho da sala ou  outro espaço do ambiente, não é indicado a mesa onde fazemos as refeições, pois possui sempre um fluxo maior de pessoas circulando nesse espaço, porém o mais importante é que você tenha uma mesinha fixa para organizar os seus  materiais  exemplos: livros, textos, caderno,  computador, lápis, canetas, anotações entre outras.

Esse espaço deve ser organizado e você precisa ter um horário para criar uma rotina de estudo e buscar uma motivação para potencializar os resultados obtidos. Para tanto, podemos seguir algumas regras, embora o aprendizado ocorra de forma singular para cada sujeito, contribuir com algumas dicas e ideias valiosas são fazeres importantes, tais como:

 

  • Organização de uma planilha, podendo ser manuscrita as atividades que você precisa realizar, as que já foram realizadas e as que já foram entregues ou seja o que precisa fazer e o que já foi feito.
  • Reservar um horário determinado para sentar-se nesse espaço de forma costumeira e permanecer no mínimo uma hora, pois os primeiros 15 minutos é natural faltar concentração.
  • Importante desligar ou silenciar o celular, se no lugar tiver porta a mesma deve ser fechada, avisando os demais integrantes do espaço que você  está estudando. Distanciar do barulho e das possíveis interrupções ajudam a concentrar de forma gradativa nas atividades acadêmicas, você irá notar que possivelmente depois de 15 minutos estará mais concentrada no texto, livro ou atividade.
  • Procure não fazer uso dos recursos TV, rádio entre outros, pois fica mais difícil prestamos atenção em apenas uma única coisa quando assistimos ou ouvimos música entre outras ações.
  • Durante as pesquisas e trabalhos realizados no computador é importante CRIAR pastas com os nomes de cada disciplina, trabalho, vídeos. Desta forma você já possui um banco de dados, ou seja, de materiais para os estudos hoje e futuramente para o seu trabalho ou até mesmo um novo curso de extensão, pós graduação entre outros, na educação estamos sempre revisitando publicações.
  • Deixar água, suco ou café, barra de cereais por perto quando possível, pois desta forma diminui a sua movimentação.
  • Se organize com os materiais que irá utilizar para não ficar procurando durante o horário que você se programou.
  • Deixar na mesa no momento de estudo apenas o que você irá utilizar.
  • Quando for solicitado leitura de texto on line, use as ferramentas para grifar, destacar, salvar comentários entre outras disponíveis na barra de ferramentas e, posteriormente, salve os textos, pois desta forma favorece a organização dos seus estudos.
  • As dicas acima alinhadas a um ambiente iluminado, ventilado, silencioso e organizado facilitará o aprendizado certamente.

De acordo com as minhas experiências, também preciso desta organização. Vejam as fotos do meu espaço que a partir de agora será o meu novo espaço de trabalho e diálogo com vocês! Até o próximo encontro e bom trabalho a todos!