28/04 – Dia Mundial da Educação

  • Categoria :Blog - Pedagogia
  • Data :29 / abril / 2020

28/04 – Dia Mundial da Educação

Por Camila Lapa, Coordenadora do curso de Pedagogia na FAEP

O acesso à educação de qualidade é um dos direitos básicos de todo ser humano. O aprendizado, a possibilidade de estimular habilidades socioemocionais e o desenvolvimento da compreensão técnica, da linguagem e do raciocínio são fatores muito importantes para os indivíduos e para a sociedade.

Por que se comemora o Dia Internacional da Educação?

A data de 28 de abril ficou internacionalmente conhecida como Dia Mundial da Educação porque, neste dia, no ano 2000, foi realizado no Senegal o Fórum Mundial de Educação de Dakar. Diversos setores da sociedade associaram o evento a uma data comemorativa.

 

Na realidade, para a ONU, esse não é o Dia Internacional da Educação, mas apenas o aniversário do evento em Dakar. Como assim? As datas internacionais são decretadas pela Assembleia Geral da ONU. Para que uma data alcance essa notoriedade, ela deve ser votada e aprovada pela Assembleia. Então, a partir daí, passa a fazer parte do calendário da organização.

Pelo cronograma oficial, 28 de abril, é, na verdade, Dia Internacional da Saúde e Segurança no Trabalho.  Oficial ou não, muitas pessoas e instituições de ensino celebram a data. O importante é utilizá-la como uma oportunidade de reflexão sobre os caminhos da educação.

Você conhece os 4 pilares da educação da Unesco?

Os pilares da educação da UNESCO foram elaborados em 1999 por Jacques Delors, professor político e econômico francês. Publicado no relatório: “Educação: um tesouro a descobrir”, eles definem os aprendizados considerados essenciais para que as crianças se desenvolvam cognitivamente e socialmente.

Seguindo os 4 pilares, os alunos recebem uma formação completa. Ou seja, não somente se preparam para o mercado de trabalho, mas também para viver em sociedade e se tornarem cidadãos mais justos, empáticos e preparados para lidar com adversidades. São eles: 1 – Aprender a conhecer; 2 – Aprender a fazer; 3 – Aprender a conviver; 4 – Aprender a ser.

Estes são itens fundamentais para a transmissão da informação e da comunicação adaptada à sociedade.

Encontre o educador dentro de você! Faça Graduação em Pedagogia na FAEP!!!