22/08 – Dia do Folclore

  • Categoria :Blog - Pedagogia
  • Data :22 / agosto / 2019

22/08 – Dia do Folclore

DIA 22 DE AGOSTO – DIA MUNDIAL DO FOLCLORE

“Para nos curarmos do trabalho do tempo, devemos voltar e nos juntar ao começo do mundo.”
Mircea Eliade

Ao retomar o sentido da palavra folclore, encontra–se na tradução da língua inglesa as palavras: folk –povo e lore – conhecimento. Nas comemorações, marcamos o tempo com um ritual de passagem. Será que o conhecimento dos costumes, tradições e cultura de um povo podem ser conhecidos e comemorados em um único dia?
Para Mário de Andrade que trouxe a cultura brasileira para os “parques infantis”, o folclore era fonte de brasilidade. Considerava que retomar as tradições populares provocaria a união da nação brasileira. Para ele, a integração entre popular e erudito possibilitaria a construção da identidade nacional pela incorporação do homem do campo, do operário, do nordestino, dos descendentes de africanos, dos povos indígenas. Será que é esta a ideia que temos hoje sobre o folclore? Sem dúvida, o conjunto de mitos e lendas que, normalmente, retomamos neste dia fazem parte do conjunto da cultura brasileira, porém, deveríamos pensar em uma vivência coletiva para resistir, por meio do folclore brasileiro, ao movimento racional e utilitarista de incorporação de valores e costumes que provocam a hierarquização das culturas e facilitam os objetivos econômicos presentes na globalização.
As experiências lúdicas e folclóricas remete–nos ao “tempo das origens”, possibilita o estar – junto e a identidade social. Este movimento pode ser intensificado nas instituições educativas. A reflexão sobre as raízes do povo brasileiro no dia 22 de agosto pode ser o começo deste movimento de brasilidade.
Os cursos de Formação de Professores e Pedagogos estudam de forma profunda e intensa os verdadeiros significados do entrelaçamento entre educação e cultura, buscando o papel do educador na construção da consciência crítica e não na reprodução dos discursos ingênuos e desencadeados por uma visão do senso comum.

 

Clique e conheça mais sobre nossos cursos de Licenciatura