19/04 – Dia do Índio

  • Categoria :Blog - Pedagogia
  • Data :18 / abril / 2020

19/04 – Dia do Índio

Por prof. Ms. Ana Maria Gentil, professora do curso de Graduação em Pedagogia da FAEP

A FAEP não vai comemorar o que tradicionalmente denominamos “Dia do Índio”

Ailton Krenak, escritor e ativista do movimento socioambiental e da defesa dos povos indígenas, referindo-se à humanidade enclausurada no isolamento social, afirma: “essa chamada humanidade constitui um grupo seleto que exclui uma variedade de sub-humanidades, caiçaras, índios, quilombolas, aborígenes que vivem agarrados à terra, à seus lugares de origem, que são coletivos vinculados à sua memória ancestral e identidade”

Se até os dias de hoje, em meio aos sobressaltos e temores da pandemia, a humanidade ainda não olha e não escuta os povos que procuram preservar suas identidades, o que temos para comemorar?
Os índios brasileiros, os poucos povos que sobreviveram a inúmeros massacres e desapropriações ainda são tratados de forma perversa, como na colonização do território brasileiro, quando foram dizimados e tiveram suas terras devastadas.

O que temos para comemorar, se muitos povos indígenas foram arrancados do campo e das florestas e moram em comunidades e cortiços nas grandes cidades?

Consideramos que este dia, 19 de abril, deva ser um dia de profundo pesar e de verdadeiro luto pela trajetória sofrida dos povos indígenas no Brasil, de suas culturas e de suas múltiplas línguas.
Quando usaremos todos os dias possíveis do ano para reparar o que fizemos com os povos indígenas no Brasil?
Se durante e depois da pandemia não fizermos nada, não teríamos aproveitado o tempo do isolamento social para nos conscientizarmos de nossa responsabilidade em relação as injustiças sociais e ao sofrimento e extermínio gradativo dos povos indígenas.

Reflita e conheça mais sobre a história do nosso povo. No curso graduação em Pedagogia da FAEP essas reflexões são constantemente discutidas!!!