15/04 – Dia Mundial do Desenhista

  • Categoria :Blog - Artes Visuais
  • Data :29 / abril / 2020

15/04 – Dia Mundial do Desenhista

Por Camila Lapa, Coordenadora do curso de Pedagogia na FAEP

A data foi escolhida em homenagem aos profissionais de desenho e teve como base o nascimento do “grande gênio” mundial, o italiano Leonardo da Vinci, que nasceu no dia 15 de abril de 1452 na cidade de Vinci, na Itália.

·         O Dia do Desenhista, aqui no Brasil é uma data de comemoração nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul (Lei Nº 11.887 de 2 de janeiro de 2003) e São Paulo (Lei Nº 8144 de 1 de junho de 1964), a partir de uma data comemorativa instituída na capital paulista pela Lei Nº 6.152 de 10 de dezembro de 1962.

·         Nessa data também se comemora o “World Art Day” (Dia Mundial da Arte), abarcando suas diferentes manifestações, tais como: pintura, escultura, fotografia, literatura, teatro e música. A data foi instituída a partir de uma votação em 2011, pela Associação Internacional das Artes (IAA), maior organização não-governamental de artistas visuais criada em 1954, por iniciativa da Unesco.

·         A homenagem a Leonardo surgiu por inúmeras razões, seja por ser um dos mais criativos homens, e principalmente um respeitado desenhista e pintor. Também foi escultor, pensador, escritor, inovador científico, engenheiro, matemático; enfim, um filósofo, um título que resume sua incessante busca pela sabedoria.

·         Ambas as datas surgiram não só com finalidades comemorativas, mas também pela necessidade de valorizar o trabalho dos artistas, que ainda não tem o respeito que merecem em diversas partes do mundo.

·         Graças a essa data muitos eventos e encontros relacionados surgiram, fortalecendo assim a relação entre os desenhistas e principalmente a valorização do ofício.

Desperte o artista dentro de você! Faça Graduação em Artes Visuais na FAEP!!!