15/03 – Dia da Escola

15/03 – Dia da Escola

15 de março – Dia da Escola

Por Camila Lapa, coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da FAEP

Uma instituição tão importante para o mundo não poderia deixar de ser homenageada. No dia 15 de março, comemoramos o Dia da Escola. Depois do contato familiar, é a escola que exerce os papeis mais importantes na vida das crianças, como a alfabetização e o dever de preparar os pequeninos para a vida em sociedade.

O termo escola vem do grego “skholê”, que significa descanso ou lazer. Então a escola antigamente era ambiente apenas de lazer? Não é bem assim! A explicação é que na Grécia Antiga as atividades de estudo, pesquisa e filosofia eram exclusivas das pessoas que não exerciam trabalho braçal, ou seja, dispunham de tempo livre.

Celebração do Dia da Escola e desafio atuais

Além de ser um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, o acesso à educação tem se beneficiado das mudanças sociais e tecnológicas nas últimas décadas. Ou seja, há avanços consideráveis na hora de aprender.

ESCOLA, Equipe Brasil. “15 de março – Dia da Escola”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-escola.htm. Acesso em 18 de fevereiro de 2020.

O curso de graduação em Pedagogia da FAEP, de maneira prática, apresenta aos seus alunos a importância do envolvimento escola x comunidade para a valorização de seus conteúdos, metodologias e práticas pedagógicas que favorecem a interação com a população local e enriquecem o conteúdo dado em sala de aula.

Conheça nosso curso de graduação de graduação em Pedagogia.