08/09 – Dia Internacional da Alfabetização

  • Categoria :Blog - Pedagogia
  • Data :8 / setembro / 2019

08/09 – Dia Internacional da Alfabetização

“Para a concepção crítica, o analfabetismo nem é uma ‘chaga’, nem uma ‘erva daninha’ a ser erradicada (…), mas uma das expressões concretas de uma realidade social injusta.”  Paulo Freire
“É preciso que a leitura seja um ato de amor” Paulo Freire

Por que lemos e escrevemos? Qual o significado da aprendizagem da leitura e da escrita? Por que um grande número de pessoas não se apropriaram ou não utilizam os conhecimentos do seu processo de alfabetização para compreender e para dizer sobre o mundo?
No dia internacional da Alfabetização é essencial o nosso olhar e a nossa escuta estarem atentos para os motivos pelos quais muitos de nós não gostam de ler e escrever. Outros têm dificuldade de realizar ações que envolvam o conhecimento da língua escrita. No século XXI, ainda existe um número significativo de pessoas que não se apropriaram da leitura e da escrita.
Somos responsáveis por esta situação. Muitas pessoas não têm acesso às formas mais elaboradas de escritas. Muitas vezes, não desenvolveram funções necessárias para compreender conceitos mais complexos, envolvendo uma ação voluntária que direcione a memória e a vontade. O desenvolvimento destes processos acontecem com a aprendizagem de um instrumento complexo como a linguagem verbal escrita.
Cabe a todos nós lutarmos por uma alfabetização de qualidade para todos.
No dia internacional da alfabetização, precisamos refletir sobre a situação da nossa sociedade.
Concretamente, podemos estudar em cursos de formação de professores, na graduação ou pós-graduação, para atuarmos como educadores – alfabetizadores.