06/05 – Dia Nacional da Matemática

• Data :8 / maio / 2020

06/05 – Dia Nacional da Matemática

Dia Nacional da Matemática

No Brasil, o dia 06 de Maio é um grande dia para alunos, professores e admiradores da Matemática. No ano de 2004, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei propunha que o Dia Nacional da Matemática fosse celebrado em 06 de Maio.

Mas o que levou à escolha dessa data? Essa pergunta é facilmente respondida ao conhecermos a história de Malba Tahan. Nascido em 06 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan) começou a lecionar aos 18 anos. Formou-se, posteriormente, em Engenharia Civil, mas nunca exerceu essa profissão.

Júlio César também era um amante da escrita, amava contar histórias e começou a envolver a matemática em seus enredos. Com mais de 120 publicações, sendo 51 voltadas à Matemática, é inspiração para milhares de professores espalhados pelo mundo.

Tendo destaque com sua obra “O homem que calculava”, Livro que ficou muito famoso por enigmas matemáticos.

A historia de Júlio César, inspira algumas reflexões para os educadores e população em geral, como

• A importância que a Matemática possui para o povo brasileiro;
  • As frustrações provocadas pela Matemática nos estudantes;
  • As responsabilidades que educadores, matemáticos, escolas, poder público e familiares possuem diante dessas frustrações;
  • A possibilidade de um ensino diferenciado e atrativo dessa disciplina;

Toda a obra e vida de Júlio César são uma grande prova de que o ensino de Matemática pode ser uma experiência prazerosa.

A data tem como objetivos, incentivar a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à Matemática, com o propósito de mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar e promover a Matemática em suas várias dimensões, entre elas a recreativa, a cultural, a utilitária e outras que lhe dão significado.

Conheça as vantagens de investir nessa Carreira!

Conheça o curso de Graduação em Matemática na FAEP!!!